A cidade do Rio de Janeiro já está em contagem regressiva para receber um dos principais eventos do ano: as Olimpíadas Rio 2016. De 5 a 21 de agosto, centenas de atletas de vários países, competidores em diferentes modalidades, estarão no Brasil participando dos jogos, que envolverão 42 esportes e mais de 300 provas. Com o propósito de formar crianças e adolescentes para que possam aprender e, principalmente, dar continuidade à prática esportiva, e, quiçá, construir um caminho no esporte, podendo chegar a uma trajetória profissional – tal qual a dos atletas olímpicos –, a Universidade de Passo Fundo (UPF) desenvolve o projeto Atleta do Futuro.
Vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), o projeto existe desde 2002. Nele, acadêmicos do curso de Educação Física, supervisionados por professores, executam ações com jovens da rede pública de ensino em diversos esportes, dentre eles capoeira, futebol 11, futsal, judô, natação, voleibol, basquetebol, taekwondo, atletismo, ginástica olímpica e dança.
Tais atividades possibilitam a inter-relação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, além da promoção da educação em todos os seus aspectos, tanto a nível escolar, quanto acadêmico/profissional e social. Segundo o coordenador, professor José Henrique Finatto Frandoloso, o projeto atende, em média, a mil atletas por ano. “Até o momento, em 2016, foram mobilizados 855 atletas”, conta.
Engajamento com a comunidade
O projeto também se constitui de dois eixos. O primeiro, chamado “Lazer, recreação, educação através da iniciação desportiva”, tem por finalidade a formação de base desportiva, e, por meio de ações recreativas e desportivas, propõe-se a incentivar, e, consequentemente, a motivar à prática de atividades físicas, promovendo lazer, saúde, qualidade de vida, e conduzindo a vivências e experiências socioeducativas. Já o segundo, denominado “Treinamento para o rendimento desportivo”, visa contemplar as qualidades do primeiro eixo e fomentar a participação de pessoas que desejam ser (ou já são) atletas de rendimento com objetivos olímpicos ou paraolímpicos.
Considerado interdisciplinar, o Atleta do Futuro se caracteriza pelo forte engajamento nas ações propulsoras do bem-estar e do progresso social e pela articulação de parcerias, como as firmadas com a associações Vila Nova, Rodrigo Bilhar de Judô e Capoeira Angola Palmares. Dessa forma, suas propostas oferecem à comunidade regional um conjunto de atividades esportivas sociabilizadoras e educadoras, capazes de garantir o acesso de crianças carentes e em situação de risco ao esporte.
O começo no Atleta do Futuro
Um dos diferenciais do projeto é o fato de alguns dos atletas apoiados pela Instituição terem iniciado sua trajetória desportiva nele, como, por exemplo, o judoca Daniel Paulo dos Passos da Silva.
Passos conheceu o Atleta do Futuro em uma ação de divulgação na escola em que estudava. Depois de um tempo, se inscreveu e ingressou no projeto. “O Atleta do Futuro foi importante para mim por vários motivos. Na UPF, além de aprender com os treinamentos de judô, tive ensinamentos sobre disciplina, respeito e bom comportamento”, relata. Contando com o apoio da Universidade desde janeiro deste ano, Passos tem se destacado nas competições que disputou. Algumas de suas conquistas são: a vitória na Copa Santa Cruz do Sul e a vaga para integrar a equipe gaúcha do Campeonato Brasileiro Sub 21.
Além de Passos, outra esportista da UPF que começou no Atleta do Futuro, como extensionista, é a carateca Manuela Spessatto. Seu irmão e também carateca Augusto Spessatto já treinou no projeto. Ambos conquistaram vários títulos: Manuela é campeã mundial e pentacampeã sul-americana e Augusto sagrou-se campeão em kata individual e em kumite equipe e vice-campeão em kata equipe no XVII Campeonato Brasileiro de Karate-do Shotokan JKA.
O projeto Atleta do Futuro é gratuito e pode receber inscrições de escolas e da comunidade. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Feff, pelo telefone (54) 3316-8388.