Informações da Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) divulgadas na tarde desta segunda-feira (12) alertam para a possibilidade de chuva intensa entre segunda e terça-feira (13) e forte ventania entre terça e quarta-feira (14).
A chuva deve se concentrar na Região Sul do estado. Os ventos constantes, que podem chegar a 55 km/h, são esperados em grande parte do Litoral Sul e Norte, próximo da Lagoa dos Patos, no extremo sul, na parte leste da Campanha e Região Metropolitana de Porto Alegre. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.
A situação se deve a um ciclone extratropical que vai se formar no Uruguai no início desta terça-feira e segue em direção do oceano, sem ingressar diretamente no estado do Rio Grande do Sul. A região de ventos, no entanto, será ampla e, por isso, são esperadas as alterações climáticas significativas no Rio Grande do Sul.
Com potencial para derrubar árvores, placas e prejudicar fiações elétricas, como já ocorreu em pontos isolados do estado no início deste ano, o ciclone em formação está sendo monitorado e avisos já são emitidos aos municípios e órgãos de segurança para que se preparem. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento.
Governo do Estado