Governador reforça pedido de auxílio ao Ministério da Justiça

Por
· 1 min de leitura
A ajuda federal é necessária para o combate à criminalidade, disse SartoriA ajuda federal é necessária para o combate à criminalidade, disse Sartori
A ajuda federal é necessária para o combate à criminalidade, disse Sartori
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O pedido de auxílio da União para investimentos na área da Segurança no Rio Grande do Sul foi reforçado pelo governador José Ivo Sartori, na audiência com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, na tarde desta terça-feira (13), em Brasília. O procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel, acompanhou a reunião.

Sartori relatou ao ministro as últimas medidas adotadas pelo governo do Estado, como o chamamento de quase dois mil policiais civis e militares aprovados em concurso público e a concessão de abono permanência para militares da reserva. "A ajuda federal é necessária  para o combate à criminalidade. Equipamentos, coletes balísticos e viaturas são bem-vindos", destacou o governador, ao agradecer o pronto envio da Força Nacional, no final do mês de agosto.

O ministro apresentou informações sobre a atuação da Força Nacional no país e colocou sua equipe à disposição para dialogar com os órgãos de Segurança do rio Grande do Sul. Moraes também destacou que o pedido do governo gaúcho está em análise, entre as prioridades do Ministério. "Vamos fazer o que for possível, dentro do orçamento que temos", garantiu o ministro.

O governo do Rio Grande do Sul trabalha para criar seis mil novas vagas prisionais, das quais três mil estão em construção. Dois projetos de lei encaminhados pelo Executivo, com essa finalidade, estão sendo votados pela Assembleia Legislativa. Um cria o Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Estado do Rio Grande do Sul e outro autoriza o Executivo a permutar imóvel por áreas construídas e destinadas a vagas prisionais. Entre 2015 e 2016, a população carcerária saltou de 29.554 para 34.630 presos no estado.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe