Semana Farroupilha é aberta com o acendimento da chama crioula

Por
· 1 min de leitura
Sartori procedeu ao acendimento do candeeiro crioulo, ao som do Toque da VitóriaSartori procedeu ao acendimento do candeeiro crioulo, ao som do Toque da Vitória
Sartori procedeu ao acendimento do candeeiro crioulo, ao som do Toque da Vitória
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O acendimento da chama crioula, nesta quarta-feira (14), no Palácio Piratini marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, junto com os cavaleiros que percorreram diversos municípios desde Triunfo, entregou a chama ao governador José Ivo Sartori que procedeu ao acendimento do candeeiro crioulo, ao som do Toque da Vitória, executado pelo clarim da Brigada Militar.

O significado da Revolução Farroupilha e o marco da história e da formação da sociedade gaúcha foi lembrado pelo governador. “A Semana Farroupilha marca e preserva a memória e a história do Rio Grande o Sul passando de geração em geração. A chama crioula é o símbolo que percorre o estado e mostra a identidade do povo gaúcho”, destacou Sartori. Ele também destacou a perseverança dos cavalarianos que são a “demonstração de valor de todas as tradições e de amor à terra”.

O presidente do MTG, Callegaro, citou a comemoração, neste ano, dos 180 anos da proclamação da República Rio-grandense e salientou o simbolismo da chama crioula no estado. “O acendimento da chama crioula é uma forma de reverenciarmos toda a história do Rio Grande do Sul, ainda mais neste Palácio onde podemos respirar todos os momentos históricos que a sociedade gaúcha viveu”, afirmou.

Os Festejos Farroupilhas 2016 trazem o tema 'República das Carretas'. A cerimônia contou com a presença da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori; do presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Vinicius Brum; do patrono da Semana Farroupilha, Zeno Chaves; da deputada estadual Liziane Bayer; e de outras autoridades. 

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe