Setembro Verde: conscientiza sobre a sustentabilidade e meio ambiente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto 'Setembro Verde', uma iniciativa da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-RS) que conta com apoio institucional e técnico do governo do Estado, foi lançado pelo governador José Ivo Sartori, nesta quinta-feira (22), no Palácio Piratini. A proposta é um conjunto de ações para sensibilizar a população na adoção de um comportamento sustentável em suas rotinas.  

De acordo com o governador, as comunidades encontrarão no programa respostas aos seus anseios relacionados à questão ambiental. “É uma ação extremamente positiva em direção a uma inquietação que é de todos e também de cada um, a responsabilidade concreta com o planeta”, ponderou Sartori. “Cada vez mais é necessário reciclar, reutilizar, reaproveitar, rever posturas e práticas”, concluiu. 

Para a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, o governo fará a sua parte, “que é colaborativa, possibilitando que as pessoas se organizem em torno do projeto e, desta forma, o estado dará um passo importante em direção à ecologia humana”. 

Segundo o presidente da ADCE-RS, Antônio D'Amico, é preciso utilizar as tecnologias e a informação para intensificar o pensamento sustentável nas pessoas e nos empreendedores. “É o caminho para que o desenvolvimento seja limpo e contribua efetivamente com a erradicação da pobreza de forma eficaz”, enfatizou. O diretor destacou ainda que o acesso se dará por “uma ação pedagógica, simples, fácil de ser executada, pois foca na criança, nas escolas (através de plataforma digital) e nas famílias". 

O conceito do 'Setembro Verde' fundamenta-se na promoção do conhecimento e educação de forma que resultem em melhorias no cotidiano das pessoas em suas rotinas sustentáveis como, por exemplo, reciclagem, energias limpas, ecodesign, entre outras. 

Setembro Verde 

O projeto está baseado em três eixos. O primeiro deles promove debates com a sociedade para encontrar caminhos viáveis na solução dos problemas, criando assim, a cultura necessária a sua concretização. O segundo consiste em fazer dos programas de sustentabilidade ferramentas de inserção da população nessas ações, alterando o viés atual de sociedade 'predadora' do ambiente, para 'preservadora' do ambiente. Por fim, a ampla divulgação e promoção dos conteúdos do 'Setembro Verde', buscando mais envolvimento social e participação das pessoas nos programas instituídos.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe