A Defesa Civil do Estado alerta para a possibilidade de temporais isolados nesta quarta (5) e quinta-feira (6), por causa da passagem de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo Rio Grande do Sul. O fenômeno é um sistema de giro na parte mais alta da atmosfera, costuma gerar nuvens pesadas de chuva e é altamente perigoso para alagamentos e inundações. O aviso foi emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Os meteorologistas indicam que o vórtice se formará a partir de quarta-feira e não deverá ser intenso. O fenômeno será monitorado constantemente, uma vez que os modelos matemáticos podem errar a estimativa do valor da chuva neste tipo de formação.
A precipitação deve começar já na manhã desta quarta e cruzar praticamente todas as regiões do estado. Inicialmente o volume previsto é de 60 a 80 milímetros de chuva. As regiões com maior risco de temporais são Oeste, Campanha, Centro, Centro Leste, Leste, Nordeste e parte do Noroeste, Norte e Litoral Norte. As bacias com maior risco de alterações são as dos rios Tramandaí, Mampituba, Alto TaquariAntas e Apuaê-Inhandava.
Na quinta-feira, o vórtice ciclônico estará localizado entre a Serra e Santa Catarina. Por isso, também há possibilidade de chuva forte na parte mais alta da Serra e na região de Torres e arredores. Ao longo da quinta o sistema deverá deixar o Rio Grande do Sul.
Governo do Estado