O governador em exercício José Paulo Cairoli recebeu números positivos do chefe de Polícia, Emerson Wendt, sobre as ações de combate ao crime no campo. Em audiência nesta quinta-feira (20) com o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, o delegado mostrou os reflexos do trabalho da força-tarefa de combate ao abigeato, lançada em Rosário do Sul no mês de setembro.
"Tivemos queda no abigeato na ordem de 39,62% em dois meses, somente na área de atuação da força-tarefa (Fronteira e Metade Sul). No estado todo, o delito caiu 35%", ressaltou o chefe de polícia. Cairoli enfatizou a importância de ampliar o trabalho. "A atuação da força-tarefa já mostra resultados positivos, entretanto, ainda há muito por fazer. Precisa ser contínua, fortalecendo ações conjuntas entre os órgãos envolvidos", acrescentou.
A reunião teve o objetivo de alinhar ações na atuação da força-tarefa. Ficou marcada um novo encontro na próxima semana, com a participação das secretarias da Saúde, Fazenda, Segurança e Agricultura, junto com os representantes da Farsul e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Cúpula da Segurança
Cairoli também se reuniu com uma comitiva da Região Sul para tratar de segurança pública, atendendo a pedido feito pela Associação Rural de Bagé durante visita recente do governador em exercício à expofeira do município.
Participaram do encontro o secretário da Segurança, Cezar Schirmer, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, e o chefe de Polícia, Emerson Wendt. Foram debatidos a formação de novos PMs e o monitoramento por câmeras de vigilância.