Defesa Civil faz reunião para liberação de recursos

Por
· 1 min de leitura
Reunião com o secretário Márcio Biolchi e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Alexandre Martins de Lima -Reunião com o secretário Márcio Biolchi e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Alexandre Martins de Lima -
Reunião com o secretário Márcio Biolchi e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Alexandre Martins de Lima -
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prefeitos de municípios da região do Planalto atingidos pelas chuvas e granizo estiveram na Casa Civil do governo do Estado, nesta terça-feira (25), em reunião com o secretário Márcio Biolchi e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Alexandre Martins de Lima. O encontro serviu para esclarecer os procedimentos legais com vistas à decretação de emergência e liberação de recursos públicos para o auxílio às comunidades.  

Segundo destacou Martins, há uma série de documentos necessários a encaminhar aos órgãos responsáveis para a efetiva liberação dos recursos. "A Defesa Civil tem auxiliado os municípios e orientado quanto aos procedimentos de comprovação dos prejuízos públicos e privados ocasionados por catástrofes como essa que atingiu a região nos últimos dias", destacou.

Participaram da reunião o deputado estadual Vilmar Zanchin, os prefeitos Vanderlei Ramos do Amaral, de Gentil e presidente da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla); Nelson José Grasselli, de Pontão; Maico Serafini Betto, vice-prefeito de Vila Maria; Marcos Antônio Oro, de David Canabarro; Gerson Luiz Richato, de Santo Antônio do Palma; e Domingos Scatezzini, de São Domingos do Sul. Também estiveram presentes os assessores Ivanir Roncatto e Noely de Castro.

Nesta terça-feira (25), a Defesa Civil divulgou boletim sobre os municípios atingidos pelas chuvas nos últimos dias, que chegam a 79. As equipes atuam no suporte aos municípios para distribuição de lonas e material de socorro imediato. Mesmo estáveis, os níveis dos rios, associados às novas chuvas, ainda preocupam e a orientação é para que as famílias em situação de risco saiam ou esperem para retornar as suas residências. Isso porque a previsão do tempo indica a continuidade dos temporais ao longo desta terça-feira. 

PPCI

Também foi avaliado o decreto que deve regulamentar as normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios no Estado. "Trata-s de um novo arcabouço legal e a Casa Civil recebeu ontem o texto para avaliação final, já tendo passado pelo Conselho Estadual de Segurança, Proteção e Prevenção contra Incêndio e pelo Corpo de Bombeiros", explicou Biolchi, destacando que o tema é prioritário e deve ser encaminhado nos próximos dias. O coronel Martins acrescentou que muitos procedimentos e tabelas estarão explícitos no regulamento, o que exige uma revisão técnica muito rigorosa. Destacou que a nova legislação vai facilitar e agilizar o processo, inclusive com o procedimento eletrônico a partir de agora. 

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe