Transparência de governo amplia informações para o cidadão

Por
· 2 min de leitura
Central de Informação atende presencialmente aos pedidos no Centro Administrativo Fernando FerrariCentral de Informação atende presencialmente aos pedidos no Centro Administrativo Fernando Ferrari
Central de Informação atende presencialmente aos pedidos no Centro Administrativo Fernando Ferrari
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As ferramentas de transparência do governo do Estado ampliaram o acesso da população aos dados públicos. Indicadores do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) apontam diminuição de 55,29% nas solicitações encaminhadas ao setor em comparação aos primeiros dez meses de 2015 e 2016. De janeiro a outubro deste ano, o site Central de Informações recebeu menos de 2 mil pedidos ante 3,5 mil no mesmo período do ano anterior, o que indica a que as informações estão disponíveis em maior quantidade nos sites dos órgãos do Poder Executivo. 

A universalização da informação comprova o compromisso da gestão com a máxima transparência. Até 2014, por exemplo, não era revelada a relação nominal dos salários dos servidores. O SIC é mais uma das medidas do governo do Estado para garantir à população o direito ao acesso a informações, a exemplo do Portal da Transparência RS e do aplicativo Pilas R$, disponível para os sistemas Android e iOS. 

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, ampliar a transparência é uma meta do governador José Ivo Sartori, que criou novas ferramentas de controle social e qualificação da legislação. "Não há outro caminho que não seja a abertura dos dados públicos à sociedade. A transparência é nossa prioridade", destaca. 

O subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil, Marcus Vinícius Berthier Góes, é o responsável por fiscalizar a ampliação de dados abertos à sociedade por meio da qualificação das ferramentas de governo e do monitoramento de sites institucionais. "O trabalho nada mais é do que tratar com seriedade e afinco um dever legal que todo o gestor público possui, o de proporcionar elementos necessários ao exercício do controle social", reitera.

Com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), o governo também responde a todos os pedidos de informações encaminhados à administração direta ou indireta, dentro do prazo de 20 dias determinado legalmente pelo SIC. Mediante justificativa, o período chega a 30 dias. O maior número de solicitações refere-se às áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação.

 

Transparência ativa e passiva

A subchefe adjunta de Ética, Maria Betânia Braun, explica a diferença das transparências ativa e passiva. "A primeira é referente aos dados mínimos, que por determinação legal devem estar disponíveis em todos os sites da administração pública estadual, como registro das competências, estrutura organizacional, registros das despesas e contratos celebrados. A passiva são os pedidos dos cidadãos feitos por meio da SIC, sobre os quais o Poder Público deverá informar ou responder em documento", informa. 

Ela acrescenta que o governo trabalha para melhorar a transparência ativa. "Incentivamos esta prática para que o número de pedidos diminua cada vez mais. Nossa meta é a de que o cidadão encontre todos os dados que procura quando acessar sites estaduais, sem precisar solicitar", observa. 

Facilidade e rapidez

Mais de 200 servidores atuam na gestão da LAI. Ao receberem as demandas dos cidadãos, repassam aos órgãos responsáveis por responder no prazo legal. Maria Betânia informa que a qualificação das respostas diminuiu o número de reexames e recursos. "Trabalhamos fortemente na redução dos índices da primeira instância (reexame). A consequência natural é minimizar a segunda instância, onde os recursos são julgados pela Comissão Mista de Reavaliação das Informações (CRMI/RS), composta por representantes das secretarias de Estado", avalia.

Usuária frequente do serviço, a pesquisadora Ana Júlia Possamai, da Fundação de Economia e Estatística (FEE), considera que o canal facilitou o acesso dos cidadãos. "De maneira simples e rápida, registro minhas demandas profissionais, e, sempre dentro do prazo, obtenho respostas. Em alguns casos, me foi passado o telefone do responsável, de maneira que pudesse obter detalhamentos", afirma.

 

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe