Máquinas voltam a funcionar nas lavouras de arroz do Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
Tempo contribuiu para acelerar o plantio do arroz para 816.427 hectares semeadosTempo contribuiu para acelerar o plantio do arroz para 816.427 hectares semeados
Tempo contribuiu para acelerar o plantio do arroz para 816.427 hectares semeados
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com chuvas de curta duração e pouca intensidade durante a semana, as máquinas voltaram a trabalhar no Rio Grande do Sul. O estado tem hoje 816.427 hectares semeados. O acréscimo na semana foi de 107.711 hectares, representando 9,9% em relação à semana anterior. Até agora, a intenção de semeadura para safra 2016/2017 alcançou 74,8%.

Apesar dos avanços tímidos, as regiões da Campanha (com 89,7%) e a Fronteira Oeste (com 88,5%) são as que mais se aproximam do fim da semeadura. A Zona Sul cresceu 10,4%, alcançando 86,9% da área estimada. A Planície Costeira Interna e a Região Central tiveram um acréscimo de 14,7% e 15,6%, alcançando 75,5% e 44,6%, respectivamente. Já a Planície Costeira Externa teve um incremento de 13,6%, chegando a 40,9% do plantio.

Na Campanha, o principal fator determinante para a celeridade dos trabalhos se deve, principalmente, à conscientização por parte dos produtores daquela região. "São muitos anos de trabalho desenvolvido diretamente com os produtores participando de ações importantes como os dias de campo, palestras, visitas e roteiros técnicos. Também podemos destacar a comunicação entre os próprios arrozeiros, o que tem contribuído para disseminar a importância de se respeitar a janela correta de plantio", explica o coordenador da regional do Irga, o engenheiro agrônomo Jair Mendes Flores Júnior.

Na Região da Campanha, o período ideal de plantio se dá entre 20 de setembro e o fim de outubro, justamente quando ocorreu o grande avanço. 

Fonte: Governo do Estado

Gostou? Compartilhe