Em roteiro pelo interior, o vice-governador José Paulo Cairoli apresentou o Projeto de Modernização da Estrutura do Estado anunciado no começo da semana pelo governo. Nesta quinta-feira (24), Cairoli reuniu-se com centenas de pessoas em diferentes encontros nos municípios de Tapera, Santa Cruz do Sul, Santiago e Capão do Cipó. Na pauta dos encontros com lideranças políticas e regionais, a situação financeira do Estado e as medidas propostas para conter a crise.
No Centro de Eventos de Tapera, no Alto Jacuí, o vice-governador mostrou em detalhes o pacote de medidas entregue por Cairoli na terça-feira à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados.
Com um déficit nas finanças públicas projetado na casa dos R$ 2,3 bilhões em 2016 (e mais de R$ 5 bilhões, acumulado, em 2017), Cairoli resumiu o atual quadro: "A situação é muito séria, é de calamidade".
Segundo o vice-governador, o projeto de modernização não está focado em apenas um setor, mas nos três poderes, no funcionalismo e nos empresários. "Às vezes, me pergunto se nós, como sociedade, nos questionamos sobre o que está sendo votado. Temos o dever de mostrar à sociedade quais são as transformações que estamos propondo", disse. Mas ressaltou: "Cabe a ela decidir".
Diante de uma plateia formada por prefeitos eleitos e prefeitos em exercício, Cairoli foi enfático: "Estamos dispostos a encarar este enfrentamento político, sem dúvida nenhuma, na certeza de que não estamos governando para 360 mil funcionários, mas para 11 milhões de habitantes".
O vice-governador acredita que o plano tem plenas condições de ser aprovado na Assembleia. "Mas vamos precisar do apoio não só dos partidos da base, mas dos partidos que pensam no Estado como um todo", ressaltou o vice-governador. "A situação do país está mais grave, o que permite esse enfrentamento que estamos tendo".
Com a certeza de que a sociedade terá capacidade de influenciar ativamente na Assembleia, Cairoli destaca que o país está passando por uma grande transformação política. "Ou nós, que estamos nessa encruzilhada, olhamos para esse Estado do passado ou construímos um novo Estado, olhando para o futuro. Queremos a participação ativa da sociedade dentro do projeto de modernização da estrutura do Estado".
Em Santa Cruz do Sul, o vice-governador esteve no Memorial da Unisc, onde falou no Seminário Os Caminhos do Rio Grande - Projeto Rio Grande Sustentável, promovido pela Secretaria dos Transportes, EGR e Rede Pampa. Cairoli deixou claro que não existe um plano B e que a proposta do pacote é recuperar o RS e prepará-lo para o futuro. "Temos de sair desta calamidade financeira em que nos encontramos e peço a todos que reflitam e nos apoiem".
Em Santiago e Capão do Cipó, Cairoli foi recebido por lideranças políticas regionais e falou ainda para veículos de comunicação.
Agência Brasil