O governador José Ivo Sartori está em Brasília desde o início da noite desta segunda-feira (19) para sensibilizar os deputados federais a aprovarem o projeto de renegociação da dívida dos estados com a União. Na Câmara, Sartori busca o apoio dos parlamentares para a proposta, que faz parte do plano de recuperação fiscal acordado com o Ministério da Fazenda.
A carência de 36 meses no pagamento das parcelas da dívida prevista no plano aprovado na última quarta-feira (14), pelo Senado, agora precisa da anuência da Câmara. O projeto beneficia o Rio Grande do Sul com fôlego a partir de 2017.
"A situação para nós, mesmo que a parcela da dívida signifique apenas um quinto da folha de pagamento, nos dá a possibilidade de ter muita tranquilidade", destacou Sartori.
A convocação para a apreciação do projeto pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (19) foi feita pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia, com quem Sartori esteve reunido, juntamente com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. O governo gaúcho acredita que a matéria será votada nesta terça-feira (20).
"Se sabe que já há uma desmobilização, por isso, a luta e a força que nós estamos fazendo para que tenha quórum, se aprecie e se vote a renegociação, inclusive com esse acréscimo dos três anos de carência", alertou Sartori.