IGP projeta construção de coordenadoria regional em Bagé

Por
· 1 min de leitura
A reunião foi com lideranças locais e contou com a participação do secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro WestphalenA reunião foi com lideranças locais e contou com a participação do secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen
A reunião foi com lideranças locais e contou com a participação do secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Instituto Geral de Perícias (IGP) deve contar com uma coordenadoria regional no município de Bagé. A confirmação é do secretário Cezar Schirmer nesta quinta-feira (12), em uma reunião com lideranças locais que também contou com a participação do secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen.

Atualmente, a 7ª Coordenadoria Regional de Perícias (CRP), situada em Santana do Livramento é responsável pelas perícias em 12 municípios. No entanto, as distâncias entre as cidades atendidas são muito longas. Entre Santana do Livramento, sede do Posto de Criminalística da região e Bagé, por exemplo, a distância é superior a 150 quilômetros - fator que dificulta o trabalho dos peritos.

Cezar Schirmer destacou a relevância da iniciativa e a agilidade do IGP na elaboração do projeto e nas negociações com as lideranças locais. “Trata-se de um município polo, o que torna natural e mais eficiente a centralização dos trabalhos da instituição para o âmbito de sua região. A direção do IGP vem trabalhando rápido, o que nos deixa confiantes do sucesso desta ação em parceria”, afirmou o secretário.

O IGP já possui o terreno em Bagé para receber a estrutura, cujo projeto está avaliado em cerca de R$ 1,5 milhão. Resta agora definir como será o modelo de parceria utilizado para construção.

Representantes do empresariado local propuseram a adesão ao Programa de Aproveitamento e Gestão de Imóveis do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa privada construiria o prédio da nova coordenadoria em troca de três imóveis, com valor comercial aproximado ao custo de execução da obra.

Pedro Westphalen destacou a luta da vereadora local, Sonia Leite, para que o projeto saia do papel. “Agora que o caso já é de conhecimento do secretário Schirmer, estamos a poucos passos da construção. Nossa sugestão é que alguns imóveis do Estado sejam trocados por área construída".

A CRP deve atender aos municípios de Bagé, Aceguá, Dom Pedrito, Lavras do Sul, e mesmo, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Uruguaiana, Itaqui, Barra do Quaraí, Maçamabara e Manoel Viana. “Com a instalação em Bagé, traremos à população melhor e mais ágil atendimento do IGP devido à redução das distâncias a serem percorridas nos municípios”, avaliou o diretor-geral do órgão, Cleber Muller.

Gostou? Compartilhe