O Balanço Geral do Estado de 2016, que apresenta os demonstrativos e resultados gerais do exercício financeiro do Rio Grande do Sul, obteve importante contenção de gastos desde 2015. Assinado nesta quinta-feira (23) pelo governador José Ivo Sartori, o documento agora segue para a Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE). A partir desta sexta-feira (24), os dados poderão ser consultados no Diário Oficial do Rio Grande do Sul.
Para o subsecretário da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Álvaro Fakredin, o enfrentamento da grave crise financeira pelo governo do Estado melhorou os índices. "Houve uma importante contenção de gastos públicos desde o último balanço. Obviamente, ainda temos muito o que conquistar, mas já podemos observar respostas favoráveis neste novo balanço", garante.
"Mesmo em um período de dificuldades, teremos índices positivos, resultado de um esforço da administração estadual e da Fazenda para melhorarmos as contas do Rio Grande do Sul", acrescenta o secretário da Fazenda, Giovani Feltes.
Contas públicas
O Balanço Geral é uma importante peça para as finanças públicas do Estado. Sob responsabilidade da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), o documento traz informações dos demonstrativos contábeis da administração direta e indireta, apresentando dados para índices, orçamentos e comparativos econômicos.