Projeto de reinserção social forma 65 presos em elétrica e pintura

Por
· 1 min de leitura
Parceria da Susepe e Fundação Maçônica oferece qualificação em elétrica, pintura e textura predialParceria da Susepe e Fundação Maçônica oferece qualificação em elétrica, pintura e textura predial
Parceria da Susepe e Fundação Maçônica oferece qualificação em elétrica, pintura e textura predial
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Colônia Penal Agrícola de Charqueadas (CPA) e o Presídio Regional de Passo Fundo investem na capacitação profissional para incentivar a reinserção social. Na semana passada, 65 apenados dos regimes aberto e semiaberto se formaram em cursos de elétrica básica, pintura e textura predial em parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a Fundação Maçônica Educacional (FME). No caso de Charqueadas, os novos profissionais reformaram durante as aulas toda a elétrica do setor de visitas do complexo.

A qualificação integra o projeto Sonho de Liberdade, responsável pela formação profissional e cidadã de muitos detentos e detentas do estado. O curso, ministrado por dois professores da FME, teve início em julho de 2016 com carga de 140 horas/aula.

A coordenadora da Divisão de Trabalho Prisional da Susepe, Morgana Teodoro Rodrigues, informa que o curso também traz ensinamentos para o dia a dia, mesmo não se exercendo a profissão. Na avaliação da diretora interina da CPA, Maria Celina de Azevedo, a oportunidade é importante para planejar o futuro fora da prisão. 

Para o presidente da FME, Nivaldo Brum, o diploma nas mãos abre portas no futuro. "Falta mão de obra na construção civil, por isso, apostamos na qualificação nestas atividades", explica. "Em primeiro lugar meus parabéns por esta importante conquista na vida. Gostaria que refletissem sobre o pensamento a seguir: 'Não importa o que a vida fez com vocês, o que importa é o que vocês vão fazer com ela daqui pra frente'", assinou em mensagem a juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Novo Hamburgo, Valeria Willhelm.

A próxima capacitação está prevista para ocorrer no Presídio Feminino de Torres.

Fonte: Governo do Estado

Gostou? Compartilhe