Um temporal atingiu Passo Fundo na manhã deste domingo (12), deixando parte da cidade sem energia elétrica e derrubando árvores em diversos bairros. Por volta das 12h, as rajadas chegam aos 37km/h. De acordo com o ClimaTempo, o volume de chuva do dia, até as 15h, apontava 50mm. A chuva e o vento provocaram uma queda nas temperaturas, que ficaram entre 15°C e os 26°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu aviso de tempestade para todo o Rio Grande do Sul neste domingo, que alerta para riscos de quebra de vidros, estragos consideráveis, queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo. Ventos entre 17 e 27 m/s (61 e 99 Km/h), chuvas Intensas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia e granizo.
A chuva causou estragos por todo o Estado. Em São Francisco de Paula, município localizado na Serra gaúcha, duas pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. Com pelo menos 400 casas destruídas em quatro bairros, a prefeitura do município vai decretar estado de calamidade pública. O Corpo de Bombeiros também registrou alagamento e queda de árvore em Carazinho, Novo Hamburgo e Santa Maria e outros municípios.
O Inmet orienta que as pessoas abriguem-se da chuva que poderá estar acompanhada de granizo e causar inundações. O abrigo deve ser um local seguro e não debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas, pois há riscos de quedas. O Instituto alerta também que desliguem os aparelhos elétricos, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos, revise a estrutura da casa, principalmente em relação ao telhado, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil (telefone 199)ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão para os próximos dias
Há pouco mais de uma semana para o fim do verão, os próximos dias devem vir acompanhados de temperaturas mais amenas, com aumento gradativo no decorrer da semana. Nesta segunda-feira (13), os termômetros devem marcar entre 12°C e 23°C, com predominância de sol e sem possibilidade de chuva. Para a terça-feira (14), a mínima deve ser de 13°C e a máxima de 25°C, sem previsão de chuva. Na quarta-feira (15), a chuva deve chegar na cidade. A previsão é de 5mm, sendo que a mínima deve ser de 17°C e a máxima não deverá ultrapassar os 28°C. Na quinta e sexta-feira, a chuva continua na cidade, com previsão de 7mm e 15mm, respectivamente. Nesses dias, as temperaturas devem ficar entre os 17°C e os 30°C.