A integração como agente catalisador das políticas de Segurança Pública foi defendida pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, no encontro que retomou as atividades do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano. Na reunião, ocorrida na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta-feira (29), o secretário falou sobre as ações desenvolvidas pelo Estado e projetou futuras iniciativas, baseadas na parceria com os municípios.
Para Schirmer, o trabalho em conjunto representa o diferencial no combate à criminalidade. "Soluções tradicionais para os problemas que enfrentamos há décadas já se mostraram ineficazes. Temos que pensar e agir diferente", ressaltou.
Como exemplo de ação efetiva, o secretário destacou a parceria com a prefeitura de Porto Alegre, alinhavada em fevereiro e que hoje já apresenta resultados concretos. "Avançamos na integração das tecnologias, na atuação em conjunto da Brigada Militar com a Guarda Municipal, na manutenção da frota do Comando do Policiamento da Capital. Ampliaremos ainda mais essa colaboração mútua. A capital servirá de modelo aos demais municípios", afirmou.
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., também saudou o avanço dos trabalhos em conjunto com a SSP. "Temos todas as condições de fazer com que a nossa capital avance significativamente. Tecnologias como o reconhecimento facial dentro dos ônibus e a utilização das câmeras para identificação de veículos em situação de roubo ou furto em breve serão realidade, auxiliando em muito o trabalho policial", disse.
Cassio Trogildo, presidente do Câmara de Porto Alegre, destacou as audiências realizadas em 2016 e reforçou a necessidade de "romper com a ótica ultrapassada de um discurso fácil de que a segurança é questão do Estado. Todos precisamos participar da construção de uma sociedade mais segura. Através do trabalho que desenvolvemos neste comitê, coletamos as contribuições dos mais diversos setores, no sentido de apresentar propostas que estejam alinhadas com as nossa realidade".
Comitê de Segurança Metropolitano
O Comitê Permanente de Segurança Metropolitano é um fórum estabelecido pelo Legislativo de Porto Alegre e composto por entidades como a Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militar (Asstbm), Fórum Latino Americana de Defesa do Consumidor (FEDC) e Parlamento Metropolitano. Em 2016, realizou uma séria de audiências públicas e debates com especialistas, como o ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame e o antropólogo colombiano Santiago Uribe.
Também participaram do evento, representantes da Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Exército Brasileiro e da sociedade civil organizada.
Fonte: Governo do Estado