Governo abre mais 6,1 mil vagas para reforçar a segurança no RS

Por
· 2 min de leitura
Governador disse que o concurso ocorre a partir da abertura de margem financeira para a segurança e aprovação de medidas pela ALGovernador disse que o concurso ocorre a partir da abertura de margem financeira para a segurança e aprovação de medidas pela AL
Governador disse que o concurso ocorre a partir da abertura de margem financeira para a segurança e aprovação de medidas pela AL
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais 6.100 vagas serão abertas para soldados e oficiais da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e agentes e delegados da Polícia Civil. Este será o maior concurso para a área da segurança pública convocado no Rio Grande do Sul nas últimas décadas. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori, nesta terça-feira (4), com a presença de autoridades, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. 

Além da abertura de novo concurso, foi autorizado também o ingresso de mais 49 soldados militares e 75 bombeiros suplentes restantes do último concurso. Os novos integrantes da segurança pública do Estado devem começar o processo de inclusão a partir desta quarta-feira (5).

“O crime migra de um local para outro e vamos combatê-lo em todos os recantos do Rio Grande do Sul. A nossa obrigação é honrar nossos compromissos e com este reforço, vamos atender demandas de todas as regiões do estado”, afirmou Sartori. O governador disse que a autorização para o concurso deu-se a partir da abertura de margem financeira para investimentos em segurança pública e na aprovação de medidas estabelecidas em projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, como o Projeto de Lei Complementar 243/16. 

As 6,1 mil vagas serão divididas entre 4,1 mil para soldados e 200 oficiais da Brigada Militar; 450 vagas para soldado e 50 para oficiais do Corpo de Bombeiros; e, mais 1,2 mil vagas para agentes e 100 para delegados da Polícia Civil. De acordo com a SSP, os editais devem ser lançados em 30 dias. Outros dois concursos já estão em andamento com 826 vagas, das quais 720 para Susepe e 106 para o Instituto Geral de Perícias. Até o final de 2017, 4 mil novos servidores terão ingressado na área. 

Segurança pública como prioridade 

O orçamento do governo do Estado para 2017 foi aprovado com aumento de custeio apenas para o segmento da segurança pública, com um incremento de 19%. Além disso, os reajustes salariais definidos no final de 2014, que hoje representam mais de 31% de aumento na remuneração de brigadianos, policiais civis e servidores da Susepe, estão sendo honrados. 

“Não podemos esquecer que já fizemos um esforço anterior à autorização do concurso desta terça-feira. Entregamos novas viaturas, armas, munições e conseguimos junto à União apoio da Força Nacional de Segurança. Recentemente destravamos a questão dos presídios e viabilizamos condições para alcançar quase mil novas vagas em Charqueadas, Viamão e Alegrete. Conseguimos também a autorização de obras nas penitenciárias de Bagé e Bento Gonçalves”, ressaltou Sartori. 

“Se alguém duvidou que a segurança era prioridade deste governo, este anúncio e todas as ações que já promovemos vão ao encontro da expectativa da população do estado para enfrentamento da criminalidade. Este é o resultado de um trabalho em equipe e do esforço de todos os integrantes de órgãos vinculados à área, que de forma extraordinária combatem o crime diariamente”, reiterou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. 

Entre outras ações está a criação do Sistema Integrado de Segurança com os Municípios (SIM/RS) e foram construídas parcerias com o Exército brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, além da iniciativa privada.

Fonte: Governo do Estado

Gostou? Compartilhe