A aproximação e a parceria entre o governo do Estado e as prefeituras foi celebrada no tradicional Jantar dos Prefeitos, realizado nessa quarta-feira (30), na Expointer. O encontro, no Restaurante Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contou com a presença do governador José Ivo Sartori e de aproximadamente 500 pessoas, entre prefeitos, autoridades, representantes de entidades e pessoas ligadas ao setor agropecuário.
Sartori disse que é nas comunidades que a vida real acontece, conhece essa realidade e sabe das dificuldades, porque já foi prefeito. "Nosso governo está comprometido com essa união de esforços para atender, com mais eficiência, as pessoas que mais precisam, e desenvolver ações que ajudem a alavancar as cidades", afirmou.
O governador falou do momento de travessia e as mudanças estruturais, que estão sendo realizadas, para o futuro do Rio Grande do Sul. "Para que o amanhã seja diferente é preciso plantar as sementes. Alguns resultados já começaram a aparecer, outros virão", enfatizou.
Como exemplo, Sartori citou a mudança da planta do ICMS, que proporcionou um aumento de cerca de 10% no orçamento dos municípios. Falou dos investimentos feitos em Educação, Segurança, Transportes e na área social. "Sabemos que ainda há muito por fazer, mas estamos fazendo o que precisa ser feito", ressaltou.
O presidente da Famurs, Salmo Dias, parabenizou a 40ª edição da Expointer, que é "espelho do Rio Grande". Dias também falou dos desafios enfrentados pelos municípios e pelo Estado. "Nossa missão é árdua e complicada, mas num momento como este precisamos dar a nossa contribuição para melhor servir às pessoas", afirmou.
Na abertura do jantar teve apresentação artística da Invernada Pioneiros da Cultura de Rio dos Índios, e a animação ficou por conta de Shana Muller e Guri de Uruguaiana.
Protocolo de intenções
Durante o jantar com os prefeitos, o governador Sartori assinou um protocolo de intenções para ampliar o Programa Jovem Aprendiz nos municípios gaúchos. É uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul).
A ideia é unir esforços para ampliar o programa que incentiva a capacitação profissional dos jovens e a inclusão deles no mercado de trabalho. A Corsan, que já participa do Jovem Aprendiz, vai aumentar o número de vagas. Adolescentes e jovens da Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) e da FPE (Fundação de Proteção Especial), ambas vinculadas à SDSTJDH, devem ser beneficiados com a iniciativa. Segundo a secretária da SDSTJDH, Maria Helena Sartori, as oportunidades são o caminho mais realista para uma mudança de vida. “Os jovens precisam se sentir incluídos na sociedade. A educação e a qualificação profissional dão esse sentimento para eles”, disse.
Também se pronunciaram, a presidente do Badesul, Suzana Kakuta; e os presidentes da Corsan, Flávio Presser; do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota; e o subsecretário do Parque de Exposições Assis Brasil, Sérgio Bandoca.
Fonte: Governo do Estado