Rios e afluentes provocam estado de alerta

Por
· 1 min de leitura
Rio Taquari marcava 18,45 metros às 7h. O nível normal fica em torno de 12 metros.Rio Taquari marcava 18,45 metros às 7h. O nível normal fica em torno de 12 metros.
Rio Taquari marcava 18,45 metros às 7h. O nível normal fica em torno de 12 metros.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o acúmulo de chuvas desta semana, rios e afluentes provocam estado de alerta. Em São Sebastião do Caí (Rio Caí) e em São Lourenço (alguns arroios e o Rio São Lourenço) ocasionaram a retirada prévia de algumas famílias que correm riscos. Não há dados oficiais sobre o número de desalojados e desabrigados, mas as coordenadorias municipais informam que há famílias nestas condições. Em Passo Fundo já choveu mais de 30% da média do mês.

Entendendo a necessidade de manter uma atenção especial às possíveis adversidades meteorológicas futuras, após os alertas emitidos nesta semana (que seguem com validade), o governo do Estado cuida da situação através da integração de seus órgãos em diversos âmbitos. Essa integração passa por diferentes secretarias e coordenadorias, e funciona para que os municípios tenham auxílios específicos em situações de risco - desde o contato emergencial até a busca de formas de reparo, quando necessário.

Rio Taquari

Em Estrela, de acordo com a Defesa Civil de Lajeado, o Rio Taquari marcava 18,45 metros às 7h. O nível normal fica em torno de 12 metros. Para as primeiras famílias serem atingidas, o nível tem que chegar em torno de 19,5 metros. A Defesa Civil de Lajeado está acompanhando o ritmo de elevação das águas e transportadoras já foram acionadas para atender famílias em caso de remoção. Segundo o órgão, as primeiras residências podem ser atingidas por volta das 11h desta sexta-feira (13). Em caso de remoção, as famílias poderão ser encaminhadas ao Parque do Imigrante. Desde a noite de ontem, a Defesa Civil recebeu mais de 30 ligações solicitando informações sobre o nível das águas. As informações são do Jornal Informativo do Vale.

Boletim

No último boletim da Defesa Civil houve um equívoco na informação dos municípios em Decreto de Situação de Emergência. Atualmente são 24 e não 25, como foi informado. O equívoco se deu pela repetição do município de Jóia na list

Gostou? Compartilhe