Evandro Martins, produtor rural e diretor do Fertisystem Group, é reconhecido pelo governo do estado do RS com o Prêmio Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de água de 2017, ficando em 1° lugar do regional de Passo Fundo. O prêmio Agricultor conservacionista é um dos principais prêmios da área no Brasil e se divide em categorias que avaliam o trabalho em estabelecimentos conservacionistas, considerando práticas como o uso adequado da terra, práticas edáficas e de manejo vegetativo, plantio direto na palha, diversificação, práticas conservacionistas como rotação de culturas, manejos e defesa vegetal e do meio ambiente, produtividade e organização geral da propriedade. O prêmio foi entregue no dia 8 de dezembro.
O Prêmio é reflexo de mudanças nas práticas conservacionistas e sustentáveis e, para Evandro Martins, ser reconhecido com esta premiação representa a consolidação de um processo de mudança que se iniciou há mais de 20 anos na propriedade, onde a preocupação constante com a conservação e preservação ambiental, tanto para com a atual geração e as futuras, foi o foco de impulsionamento.
“Este reconhecimento serve como um recurso motivador para continuar confiando que as decisões que tomamos em prol de nosso modelo de atuação conservacionista, têm nos levado na direção correta”, exaltou Evandro. O destaque do trabalho é aplicado em todas as áreas da propriedade, está no sistema colaborativo entre a pesquisa, a ciência e as entidades, priorizando o uso de modernos conceitos conservacionistas, impulsionando o crescimento e o reconhecimento: “É uma recompensa pelo esforço e pela busca da preservação do solo, das águas e das áreas de preservação permanentes e de reserva legal, fator que nos move na direção de nosso propósito em um período de muitas mudanças nas organizações e nas pessoas que a compõem, além das alterações e mudanças do clima, afetando drasticamente os regimes hídricos e as temperaturas do planeta”, afirma o produtor.
Programa
O Programa 'Conservar para Produzir Melhor' é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, com a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Educação (Seduc). Como gestores/executores, conta com a participação da Emater/RS, Embrapa, Famurs, Corsan, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul e CCGL.
Agricultor de Passo Fundo é premiado
· 1 min de leitura