O governador José Ivo Sartori empossou, nesta quinta-feira (1º), a nova secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta. Ex-presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), ela assume o cargo no lugar do ex-secretário Artur Lemos. A solenidade aconteceu no Palácio Piratini, com a presença de demais representantes do governo.
Sartori afirmou que o setor de Minas e Energia é uma área que precisa de avanços, mas que acredita no trabalho de Kakuta nesta nova etapa. "Sei que existem desafios pela frente, mas tenho certeza de que a nova secretária tem os conhecimentos necessários para o cargo. Da nossa parte, não faltará apoio nas ações que a secretaria demande", enfatizou.
Em seu discurso de posse, Susana falou sobre os novos desafios da pasta e as principais estratégias de sua gestão. "Novos desafios estão postos, como é o caso da implantação do polo de carboquímica e a importância de prosseguir com a produção de energia baseada em biomassa. A área de Minas e Energia possui relevância em nível estadual e nacional. Dentro deste contexto, tenho como base duas metas: aumento da qualidade da energia estadual e aprimoramento da gestão do setor, ações necessárias para gerar mais emprego e renda no RS", destacou.
Ao agradecer a oportunidade ao governador, a nova secretária ressaltou que o interesse público será prioridade. "Trabalharemos fortemente, respeitando o interesse público e seguindo em frente, buscando conduzir as empresas que fazem parte desta secretaria ao caminho da eficiência. Afinal, para que tenhamos competitividade é preciso avançar. Nosso Estado tem hoje um plano para o futuro, e todos sabemos que é preciso fazer o tem que ser feito", disse Kakuta.
Experiência
Com doutorado em Sociologia e Economia Internacional pela Universidade Complutense de Madri, Susana Kakuta foi presidente da Caixa-RS, diretora de Operações do Sebrae-RS e coordenadora da Unidade de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No Badesul, promoveu um trabalho de gestão que conduziu a instituição ao crescimento em 2018. Antes de ocupar a direção do banco, foi responsável pela Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e gestora executiva do Tecnosinos.