Não receber as autuações de trânsito em casa. Essa foi a realidade de 22,8% da população do Rio Grande do Sul em 2017. De acordo com levantamento do DETRAN/RS, das 3,2 milhões de multas aplicadas, 747,8 mil foram notificadas através de edital público, por não ser possível concretizar a entrega postal realizada pelos correios. Neste começo de 2018, foram aplicadas 395,6 mil multas e 172,2 mil não foram entregues – aproximadamente 43%.
Entre os motivos destacados pelos Correios para a não entrega da notificação postal, os que mais se repetem são referentes a ausência do destinatário, já que é necessário ter alguém em casa para assinar o documento, e endereço de entrega incorreto, desatualizado ou até mesmo inexistente. Segundo a agência, o processo de entrega prevê três tentativas e caso não seja concretizada o documento ficará por sete dias na unidade aguardando a retirada. Depois de concluído o prazo, retorna ao DETRAN.
Como checar as autuações
Com mais de 40% das notificações não sendo entregues neste início de 2018, existem algumas maneiras para os condutores e donos de veículos conferirem se possuem autuações em seu nome. Além do edital que é disponível ao público, a consulta pode ser feita diretamente através do site (detran.rs.gov.br), informando a placa do veículo e RENAVAM, na aba consulta de infrações. Também pelo site, é possível realizar o cadastro na central de serviços do DETRAN, onde é permitido cadastrar vários veículos de sua propriedade e checar todos de uma única vez. A central de serviços também poder utilizada, via celular, através do aplicativo. Sobre a possibilidade das notificações acontecerem por e-mail, a assessoria de imprensa da entidade informa que é apenas um projeto futuro. “Ainda aguarda regulamentação federal. Não tem previsão para ser implementado ainda aqui no Rio Grande do Sul”, finaliza.