A Wine South America será lançada nesta terça-feira (17), em Verona, na Itália, com a presença de uma delegação gaúcha durante a Vinitaly. O evento acontece em Bento Gonçalves, de 26 a 29 de setembro deste ano, na Serra.
O Rio Grande do Sul foi escolhido pela Veronafiere, empresa italiana que promove a Vinitaly, após a missão do governador José Ivo Sartori à região do Vêneto em 2017. O setor vitivinícola do RS abraçou a ideia e, juntamente com o governo do Estado e a Câmara de Comércio Italiana no RS, trabalhou para que o evento ocorresse em solo gaúcho.
De acordo com os organizadores, a produção de 90% dos vinhos e espumantes brasileiros está no RS e a qualidade da produção aumenta ano após ano, fatores que legitimaram a opção pelo Brasil. Além disso, houve uma união do setor produtivo e do poder público na atração destes investimentos.
A localização estratégica do estado, no centro da região produtora da América do Sul, que envolve ainda Argentina, Uruguai e Chile, foi outro fator importante para a realização da feira no RS. “Além de colocar a produção gaúcha em evidência no cenário global, a feira também movimentará toda a cadeia produtiva vinícola e o setor turístico”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana.
O secretário representará o governador Sartori no evento de lançamento da Wine South America, na Itália. Representantes do setor vitivinícola gaúcho e prefeitos da Serra também estarão presentes.