Consulta Popular: escolha dos projetos acontece de 26 a 28 de junho

Os eleitores podem escolher um dos projetos que considerar importante para o seu município e região

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A consulta popular completa 20 anos em 2018. Organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão  (SPGG) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), ela será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2018 no Rio Grande do Sul.

 

A votação será apenas em meio digital, de forma on-line, pelo site da Consulta Popular, e de forma off-line, com a utilização de aplicativo desenvolvido pela Procergs e disponibilizado para uso dos Coredes e Comudes para a captação de votos. Para a votação, é necessário informar o número do título de eleitor.

 

De acordo com a presidente do Corede Produção, Munira Awad, a participação de toda a comunidade é de suma importância, visto que os recursos são disponibilizados para a região, proporcionando o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

 

Conheça os principais projetos elencados no Corede Produção:

1 - SEAPI - Manejo e conservação de solo

2 - SSP - Videomonitoramento e cercamento eletrônico

3 - SOP - Apoio à recuperação de estradas vicinais

4 - SEMA - Implementação de planos, programas e projetos ambientais

5 - SDR - Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar

6 - SEDUC - Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem

 

Conheça o processo de consulta popular

Desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu, por meio da lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

 

Anualmente, o Governo do estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Esse valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Para a Consulta Popular 2018/2019, o valor disponibilizado é de R$ 80 milhões. Para o Corede Produção, o valor é de R$ 2.175,000,00.

 

Definido o valor disponibilizado para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas RegionaisAssembleias Públicas Municipais e Assembleias Regionais Ampliadas. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos na votação da Consulta Popular.

 

A cédula de votação é específica para cada Corede, contendo os projetos definidos pelos cidadãos da respectiva região.  Realizada a votação e apurados os votos, os resultados são remetidos para a Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

A LOA compreende as receitas e as despesas da administração direta e indireta do estado do Rio Grande do Sul, seus fundos, órgãos – inclusive suas fundações e autarquias – e contém um anexo com os projetos definidos por meio da Consulta Popular. O orçamento deve ser compatível com o Plano Plurianual (PPA) e tem de estar em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sendo votado pela Assembleia Legislativa.

Gostou? Compartilhe