A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) lançou na manhã desta terça-feira (26), o 14º Relatório Social da entidade 2018/ano base 2017. A cerimônia, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença de representantes das emissoras e de diversos segmentos da economia e política do estado, contou com a participação do governador José Ivo Sartori.
A Agert anunciou que o valor de mídia doada pelas emissoras associadas à entidade no ano que passou, foi superior a R$ 159 mil, destinados à divulgação de ações sociais. Durante o evento, os dirigentes da Agert ressaltaram o tema da publicação: “A violência e as comunidades”.
Nesta edição, a doação de mídias – que contou com a participação de 249 emissoras do estado – bateu o recorde de verba doada sob forma de divulgação e que teve como foco o combate à violência. Criado em 2004, para dar visibilidade ao papel desempenhado pelas emissoras de rádio e televisão e ao apoio dado às ações sociais, o Relatório Social da Agert foi elogiado pelo governador José Ivo Sartori.
Para o governador, o trabalho e a doação de mídia efetivada pelas emissoras que integram a entidade em todo o país são de extrema importância e um exemplo de que todos devem contribuir para a melhoria da sociedade em seus diversos aspectos, “pois somente com solidariedade e participação tudo se torna mais fácil e possível”, enfatizou.
Sartori destacou que, mesmo sem o governo investir 1% em mídia no primeiro ano de governo em consequência das dificuldades financeiras, “a Agert sempre foi nossa parceira na caminhada para construir um novo futuro para o Rio Grande do Sul”. O governador falou do papel social e agregador da Agert, “e acho que a transparência que temos demonstrado nas nossas ações do governo, assim como o diálogo, foram fundamentais para que a parceria que criamos desse bom resultado”, acrescentou. Sartori também considerou importante o tema de combate à violência, enfocado nesta edição.
“Temos investido tudo o que é possível na segurança, uma das maiores reivindicações da população, chamando mais servidores para a área e entregando viaturas para a capital e interior. Enfim, estamos fazendo todos os esforços para diminuir a violência, sempre com seriedade e responsabilidade, propósito que foi acolhido pela Agert, motivo que pelo qual agradeço, pois este é um tema que deve ser discutido profundamente – para a construção de uma nova realidade”, observou o governador.
Segundo Sartori, para uma nova situação no combate à violência, “é fundamental ouvirmos a população e, neste quesito, a atuação da Agert é essencial, pois as emissoras de rádio e televisão chegam a todos os recantos de nossa terra, levando informação e transmitindo os sentimentos de nossa gente”.
Agert
Por sua vez, o presidente da entidade, Roberto Cervo Melão, disse que o tema do Relatório deste ano teve visou a agregar a contribuição da Agert com os acontecimentos do país e, principalmente do estado.” Melão acrescentou que dados confirmam a diminuição da violência no RS e concordou com o governador Sartori, "de que a prevenção é fundamental para o combate ao problema”. Disse ainda que o Relatório Social da Agert “é o resultado do trabalho de responsabilidade social das emissoras de rádio e televisão associadas”.
A vice-presidente da Agert, Myrna Proença, falou sobre o trabalho desenvolvido pela associação com a mídia doada de R$ 159.821.133,13 e na atuação social da entidade. “Tudo isso significa reafirmarmos os valores e os compromissos da radiodifusão gaúcha, com a construção de uma sociedade mais justa, transparente e solidária”. Myrna acrescentou que os integrantes da Agert esperam que a publicação se constitua em uma peça editorial "com a referência a temas relacionados à Segurança Pública, se tornando um estímulo ao protagonismo pelo pacto de paz”, afirmou.