O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) promoveu, na sexta-feira (31), o seminário Fake News e Eleições. O evento aconteceu no plenário do prédio-sede. A palestra foi ministrada pela jornalista Taís Seibt, doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que deu ênfase à temática com exemplos de notícias falsas referentes ao contexto político neste período que antecede as eleições.
Além de expor temas como a desconstrução do termo fake news e de como se articula a indústria de desinformação. A palestrante também apresentou técnicas para checagem de fatos. Para entender o contexto de conteúdos visuais, como fotos e vídeos, foram apresentados sites que trazem todos os arquivos relacionados a uma consulta por meio de imagem.
Taís Seibt é uma das fundadoras do Filtro Fact-checking - projeto de checagem de fatos da Organização Não Governamental (ONG) Pensamento.org - que pretende averiguar fatos, dados e declarações públicas durante as eleições, com ênfase para acontecimentos do Estado.
A iniciativa do seminário foi propiciar aos participantes subsídios para avaliar informações enganosas, que podem surgir durante o período eleitoral. Ao final do evento, foi aberto espaço para perguntas do público, o que gerou debate sobre as questões expostas pela jornalista.