Banrisul completa 90 anos com homenagens a funcionários e clientes

O governador José Ivo Sartori prestigiou o evento

Por
· 2 min de leitura
Dona Elvira Sobral, de 99 anos, tem conta no Banrisul desde 1958Dona Elvira Sobral, de 99 anos, tem conta no Banrisul desde 1958
Dona Elvira Sobral, de 99 anos, tem conta no Banrisul desde 1958
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há exatos noventa anos, nascia o Banrisul  Banco do Estado do Rio Grande do Sul. A fundação aconteceu no dia 12 de setembro de 1928 e foi comemorada nesta quarta-feira (12), na sede central do banco, em Porto Alegre. Entre os convidados, estava a dona Elvira Sobral, que abriu a conta em 1958. "Eu me considero uma das fundadoras! Eu era jovem! Hoje eu tenho 99 anos, um pouquinho mais que o banco. Sempre foi um privilégio ser cliente", contou.

 

O governador José Ivo Sartori participou da solenidade e destacou a importância de quem fez e faz a história da instituição: "Quero saudar a todas e todos. O presidente, os diretores, funcionários, estagiários, colaboradores e clientes. É um banco que faz parte da vida das gaúchas e dos gaúchos e que sempre esteve presente no campo e na cidade. Um banco que sempre atuou para fortalecer o comércio, a indústria e a agricultura, financiar a construção civil e o agronegócio, apoiar empresas e municípios, tanto grandes quanto pequenos. Mais uma vez, reafirmo a minha convicção de que fiz a escolha certa quando formei uma equipe técnica para comandar o banco público do Rio Grande. Afinal, quanto mais eficiente ele for, melhor para a economia do Estado".

 

O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, disse que o segredo para chegar aos 90 anos é olhar para o futuro, sem esquecer a tradição. "É uma renovação diária. Passamos por desafios, enfrentamos crises econômicas mundiais e nacionais, mas sempre procuramos dar a volta por cima. Sempre nos reinventando, criando novos produtos e serviços, abrindo novos mercados, apostando em tecnologia. E tudo isso muito enraizado num mercado que a gente domina e conhece, que são as nossas raízes aqui do Rio Grande do Sul. Somos um banco regional, mas temos uma grande presença nacional também. O caminho é estar à frente das inovações e valorizar nossos funcionários e clientes. São dois investimentos: em tecnologia e nas pessoas", comentou.

 

Atualmente, o Banrisul tem 516 agências no Brasil e uma em Miami, nos Estados Unidos. São mais de 4 milhões de clientes, 10.705 funcionários, 1.500 estagiários e 2 mil funcionários de terceirizadas. No ano passado, o banco alcançou o melhor resultado de sua história, com lucro líquido de R$ 1,05 bilhão. O desempenho vem se repetindo em 2018, marcado pelo recorde de R$ 505,9 milhões no primeiro semestre.

 

História

Foi o presidente da República à época, Washington Luiz, que assinou decreto federal, em 28 de agosto de 1928, autorizando o funcionamento do Banco do Rio Grande do Sul – sua primeira denominação. Decreto estadual de 6 de setembro do mesmo ano, assinado pelo então presidente gaúcho, Getúlio Vargas, chancelou os estatutos. O início das operações, seis dias depois, deu-se em salas cedidas pelo Tesouro do Estado, junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, em prédio idêntico ao do Theatro São Pedro e onde, atualmente, existe o edifício do Tribunal de Justiça. O secretário Firmino Paim Filho foi o primeiro presidente do banco. De imediato, foram instaladas agências em Pelotas, Bagé, Rio Grande, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

 

O Banrisul testemunhou, nessas nove décadas, uma série de acontecimentos históricos, como a crise mundial de 1929, a Segunda Guerra Mundial, diversos planos econômicos e oito mudanças de moeda circulante no Brasil. O pioneirismo tecnológico, que marca o Banrisul como a organização a ter o primeiro computador implantado no Rio Grande do Sul, vem tendo sequência desde então, especialmente neste novo milênio – também marcado pela abertura de capital (2007), a expansão dos negócios e os desempenhos recordes. Nessa trajetória, o Banrisul se mantém como uma das maiores organizações do estado em número de colaboradores.

 

Nesses 90 anos, o banco teve 22 mandatos presidenciais e 17 presidentes – com cinco deles ocupando o cargo por duas vezes. O atual presidente, Luiz Gonzaga Veras Mota, empossado em 16 de abril de 2015, é o primeiro empregado de carreira do banco a assumir a presidência, à frente de uma diretoria igualmente técnica e predominantemente originária dos quadros internos.

 

Gostou? Compartilhe