Manejo adequado é o caminho para redução de custos na produção de leite

Emater-RS destinou área na Expoagro Afubra para mostrar melhorias que podem ser adotadas na bovinocultura leiteira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os visitantes que percorreram a parcela (área) destinada à bovinocultura de leite no Espaço Casa da Emate, na Expoagro Afubra, encerrada na quinta-feira (28) em Rio Pardo, puderam conhecer ações que contribuem para a redução de custos na produção. Extensionistas da Emater/RS-Ascar indicaram formas de aumentar a produtividade e a qualidade do leite a partir de medidas que não impactam no bolso ou que tenham baixo investimento, podendo ser imediatamente adotadas.

 

O extensionista da Emater/RS-Ascar Anderson da Silva exemplifica citando o planejamento forrageiro como uma dessas alternativas. “Aqui temos uma área de demonstração de pastagens perenes, que tem como custo inicial apenas a mão de obra e a adubação”, informa. O profissional destaca que o pasto tem menor custo na comparação com outros alimentos, com um manejo menos complicado. “Não que não vá haver suplementação com ração e silagem, mas o equilíbrio desse manejo certamente reduzirá os investimentos”, acrescenta.

 

Medidas simples

Anderson da Silva afirma que o preço de venda do leite varia em razão de aspectos externos, políticos e econômicos. “Dessa forma, deve-se trabalhar na origem, no preço para produzir”, observa. A qualidade do leite, que pode ser obtida com um bom manejo da sala de ordenha, com boas práticas de higiene e regulagem de equipamentos, também é uma dessas medidas.

 

Durante a feira, agricultores participaram de oficinas que explicaram desde a forma correta de se instalar o equipamento de ordenha, o uso do pré e do pós-dipping, até a regulagem dos pulsadores. “São ações que, se somadas a uma maior atenção para o conforto e o bem-estar dos animais, que devem dispor de água limpa e abundante e área sombreada, podem gerar um aumento de um a dois litros de leite produzido por vaca ao dia”, observa. Em um rebanho pequeno, de 10 vacas, por exemplo, seriam 6 mil litros de leite a mais por ano. 

Gostou? Compartilhe