Em agenda oficial no Rio de Janeiro nesta terça-feira (19), o governador Eduardo Leite se reuniu com o presidente do BNDES, Joaquim Levy. Possíveis acordos de cooperação técnica para que os especialistas do banco ajudem o Estado no processo de desestatização de empresas públicas e na elaboração de modelagens de parcerias público-privadas (PPPs) foram o tema das conversas. Leite destacou que encaminhou à Assembleia Legislativa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que busca viabilizar a privatização de estatais prescindindo de um plebiscito. Também estiveram na reunião os secretários da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos.
“Buscamos o BNDES para ter o apoio e o suporte técnico para estruturar algo que é bastante complexo, mas sabendo que a decisão soberana é da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que, em nome do povo gaúcho, definirá o encaminhamento dessas empresas à privatização. O que queremos é poder ir adiantando esse processo para que, uma vez que ele seja decidido pela AL, nós possamos estar avançados na estruturação técnica e modelagem dessas privatizações”, afirmou o governador.
“A nossa agenda para o Rio Grande do Sul contempla a privatização de empresas não apenas com vistas à adesão ao regime de recuperação fiscal e ao ajuste das contas do Estado, como também, entende que são importantes para a qualificação e modernização de serviços prestados à população e investimentos privados que ajudem na economia do RS”, acrescentou Leite após o encontro, realizado na sede do BNDES nesta manhã.
Por sua vez, Levy colocou o banco à disposição do Rio Grande do Sul e disse que “tem o maior interesse de cooperar com o Estado nessa iniciativa”. Dessa forma, novas reuniões foram agendadas para as próximas semanas para aprofundar o assunto.
Na noite de segunda-feira (18), Leite e o secretariado aproveitaram a viagem ao Rio de Janeiro para se reunirem com o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, para apresentar os planos do Estado para o setor energético, além de ouvir do gestor federal informações sobre como se deu a reestruturação da estatal nos últimos anos.
Ainda nesta terça, a comitiva gaúcha segue para Brasília, onde haverá reuniões com representantes da Câmara dos Deputados e do Senado. Na quarta-feira (20), Leite participará da 3ª Edição do Fórum dos Governadores, que terá a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O principal tema do encontro será a reforma da Previdência, mas os governadores devem debater ainda programas de privatização e outras medidas para retomar o equilíbrio fiscal dos estados.