Festa da Uva ressalta perseverança do produtor após perdas com clima

A Festa da Uva é uma celebração da história e da cultura dos imigrantes italianos

Por
· 2 min de leitura
Governador Leite, ao lado do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa da abertura da Festa da UvaGovernador Leite, ao lado do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa da abertura da Festa da Uva
Governador Leite, ao lado do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participa da abertura da Festa da Uva
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com expectativa de receber mais de 1 milhão de visitantes, a 32ª Festa da Uva teve início na manhã desta sexta-feira (22) no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. Confirmando a importância do evento para o estado e para o país, o governador Eduardo Leite compareceu à abertura oficial, assim como o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

 

A Festa da Uva, com o tema “Viva Uma Bela Giornada”, é uma celebração da história e da cultura dos imigrantes italianos. Nos pavilhões, os visitantes podem provar as delícias dos pratos típicos. O evento também terá apresentações de artistas, como Thiaguinho, Capital Inicial, Armandinho e Anitta. 

 

Na abertura, o governador ressaltou o significado econômico e comercial da Festa da Uva, que movimenta Caxias, a Serra e, por consequência, traz impacto positivo para a economia gaúcha. “O resgate dessas origens é motivo de inspiração ao pensarmos que nossos antepassados deixaram o país de origem, enfrentaram desafios e, com trabalho, ergueram uma cidade de grande prosperidade”, comparou. Leite também elogiou a perseverança dos produtores rurais, que superaram perdas significativas na lavoura devido ao granizo no ano passado.

 

A presidente do evento, Sandra Randon, fez um pronunciamento de boas-vindas a todos. “É um prazer oferecer o que nossa cidade tem de melhor aos turistas e visitantes da Festa que resgata nossas origens”, disse.

 

O prefeito Daniel Guerra ressaltou que os visitantes, ao percorrerem os pavilhões, também conhecerão a força da indústria e do comércio da cidade. “Caxias é o resultado do empenho da nossa gente”, afirmou.

 

O vice-presidente Mourão, representando o presidente Jair Bolsonaro, destacou a importância da Reforma da Previdência, apresentada pelo governo federal nesta semana.

 

Os 17 dias da festa, que se encerra em 10 de março, são financiados prioritariamente por verbas arrecadas via patrocínio, venda de espaços a expositores e comercialização de ingressos. De acordo com o diretor-executivo do evento, Luciano Pereira, cerca de R$ 18 milhões foram investidos na festividade. Prevista para ter ocorrido em 2018, a festa foi adiada pelo prefeito Daniel Guerra devido à crise financeira, interrompendo uma tradição de duas décadas. Desde 1994, a Festa da Uva ocorria a cada dois anos.

 

Safra da uva

A abertura oficial da colheita da uva ocorreu no dia 16 de fevereiro, em Vacaria. Já a colheita da safra da uva teve início em dezembro de 2018, em Caxias do Sul. O município figura como o quarto maior produtor da fruta no estado, com 3,8 mil hectares plantados. A colheita da safra de 2018 foi uma das melhores da década e contabilizou o ingresso de 663,2 mil toneladas da fruta nas vinícolas gaúchas.

 

Para este ano, a previsão é ficar um pouco abaixo, porque, em outubro do ano passado, municípios da Serra foram atingidos por granizo. A Emater-RS estima que agricultores da região colham 635 mil toneladas até março, cerca de 20% a menos do que 2018.

Gostou? Compartilhe