Presidente em exercício, Mourão e governador Leite discutem temas de interesse comum dos governos

Mourão agradeceu a oportunidade de retornar ao estado, sua terra natal, e de novamente poder se reunir com o governador Leite

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em sua terceira visita ao Rio Grande do Sul como vice-presidente da República, desta vez como presidente em exercício, o general Hamilton Mourão se encontrou, nesta sexta-feira (22), com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini.

 

“Quero agradecer ao general Mourão por ser tão presente no nosso Estado do Rio Grande do Sul. Temos a alegria de poder contar contigo em diversas oportunidades. Somos muito gratos”, destacou Leite em pronunciamento à imprensa, no Salão Alberto Pasqualini.

 

A agenda começou com uma reunião de trabalho no gabinete do governador, em que trataram sobre temas de interesse comum dos governos estadual e federal. “Nós, no Rio Grande do Sul, não somos uma ilha que independe do desempenho da nação brasileira, e nem a União independe dos resultados de seus estados. Por isso, desejamos e apoiamos incondicionalmente a Reforma da Previdência, que é essencial para apontar o ajuste nas contas da União e dos estados, e também para animar investimentos no Brasil. Há muitos recursos disponíveis no mundo com interesse de serem aplicados no nosso país que aguardam uma solução para os problemas fiscais do Brasil, de forma a criarem confiança para estarem aqui”, afirmou o governador.

 

Além da Reforma da Previdência, foram discutidos os temas do Regime de Recuperação Fiscal, da segurança pública, incluindo a renovação da permanência da Força Nacional no RS e a captação de recursos para o sistema prisional gaúcho através do Fundo Penitenciário Nacional, e de investimentos para as obras de duplicação da BR-116, cuja aceleração foi reivindicada por representantes do sul do estado no início desta semana.

 

Classificando como uma conversa “aberta e leal”, Mourão agradeceu a oportunidade de retornar ao estado, sua terra natal, e de novamente poder se reunir com Leite para discutir, principalmente, os pontos que mais interessam ao RS.

 

“Uma coisa é muito clara: todo o país é uma corrente, e os elos dessa corrente são os estados que o compõe. Por isso, nenhum estado pode estar em dificuldade e compete, ao governo federal, em todos os momentos, auxiliar os estados a vencerem as suas dificuldades”, afirmou o presidente em exercício.

 

A primeira vez que Mourão veio ao Estado representando o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi em fevereiro, para a abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul, e, na semana passada, participou do início da 20ª Expodireto, em Não-Me-Toque. Agora, pela primeira vez, veio como presidente em exercício, devido à viagem de Bolsonaro ao Chile.

 

Agendas na capital

Após deixar o Palácio Piratini, Mourão e Leite seguiram para uma reunião-almoço na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), onde também ocorre o seminário "Desafios de Uma Nação", com os temas “Resgate da Pátria Amada Brasil” e “Segurança Pública”, com a presença do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

 

Na manhã deste sábado (23), Mourão prestigiará a solenidade aniversário do Colégio Militar de Porto Alegre, que completa 107 anos, onde estudou e, portanto, terá a oportunidade de encontrar seus ex-colegas e amigos.

Gostou? Compartilhe