Quase dois anos após o governo de o Estado ter anunciado as diretrizes para o novo modelo do Sistema Intermunicipal do Transporte de Passageiros, a previsão do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) é que os editais das concessões das estações rodoviárias sejam publicados neste ano. No momento, as licitações estão em fase final de ajustes e devem passar por diversos órgãos, de acordo com previsão legal, como a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS) e a Central de Licitações (Celic). Após o processo transitar por esses órgãos, a Celic fará a publicação dos editais.
O novo sistema, que foi aprovado na metade de 2017, divide o estado em 14 mercados, que serão atendidos por uma ou mais empresas reunidas em consórcio. Com relação às rodoviárias, o modelo permite a criação de agências regionais. Os locais funcionarão como pontos de venda de passagens e despacho de encomendas. O principal objetivo da estrutura é garantir o atendimento à população em municípios pequenos, onde, muitas vezes, não há empresas interessadas em explorar o serviço.
Passo Fundo será uma das cidades-polo do novo sistema. O serviço, no município, é prestado pela mesma empresa desde 1954. Com o contrato de concessão vencido desde maio de 2014, o atendimento é mantido por meio de um termo de autorização, de prazo indeterminado, firmado com o Daer. O termo será encerrado quando houver a licitação pública.
A última renovação com a atual concessionária ocorreu em 1992, mas sem passar por licitação. Em 2012, foram licitadas estações rodoviárias do estado. Porém, análises do Ministério Público de Contas (MPC) encontraram irregularidades nos editais e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) chegou a suspender mais de 90 processos de concessão em todo o RS. Alguns certames foram revistos. A licitação de Passo Fundo, que estava entre as suspensas, nunca mais teve andamento.