Governador de Chaco propõe ampliar parcerias da província argentina com RS

Governador da província de Chaco, Oscar Peppo, presenteou Leite com uma estatueta que simboliza a capital Resistência

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na busca por ampliar relações políticas, comerciais, científicas e tecnológicas, o governador da província argentina de Chaco, Oscar Domingo Peppo, está no Rio Grande do Sul nesta quinta (11/4) e sexta-feira (12/4). A visita da comitiva começou pelo Palácio Piratini, onde se reuniu durante a tarde com o governador Eduardo Leite e o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb. Também haverá visita à Universidade de Caxias do Sul (UCS) e agroindústrias da Serra.

 

Aproveitando a visita institucional da comitiva de Chaco, Eduardo Leite convidou o governador para participar do 3º Fórum de Governadores Brasil-Sul-Argentina. O evento será dia 25 de abril, em Porto Alegre, logo após reunião conjunta do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), quando Leite tomará posse da presidência da entidade.

 

“Para nós, é fundamental estreitar as relações com os países do Mercosul, sendo a Argentina um dos principais. O idioma é diferente, mas nem tanto, e temos muitos fatores culturais que nos aproximam. Precisamos aproveitar isso para ajudarmos no desenvolvimento mútuo dos nossos municípios, estados e países”, destacou o governador gaúcho.

 

A província de Chaco, através da Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Resistência, já realiza há mais de 10 anos pesquisas conjuntas e intercâmbios com a UCS, principalmente na área de educação e cultura para a paz. A ideia é ampliar essas parcerias para outras universidades e regiões.

 

“Estamos tão perto e, por falta de integração, muitas coisas das quais poderíamos fazer parte apenas passam por nossos estados e vão embora. Precisamos incentivar a conexão”, afirmou Peppo.

 

Também participaram da reunião o secretário do Codesul, Vicente Bogo, e o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava. 

Capital das esculturas

Antes de seguir para Caxias do Sul, o governador argentino entregou a Leite uma estatueta, simbolizando um dos grandes orgulhos de Resistência (a mil quilômetros de Buenos Aires), a capital da província do Chaco, conhecida como a capital das esculturas. A cidade é um museu a céu aberto, com mais de 600 esculturas espalhadas por praças, avenidas e calçadas da cidade.

 

Localizada na parte austral do Grande Chaco sul-americano, a província de Chaco é uma das 23 regiões da República Argentina, situada no nordeste do país. A economia da região é baseada no setor primário, no qual se destacam os cultivos de algodão, soja, produção de gado bovino e extração de madeira.

Gostou? Compartilhe