Secretaria reativa Câmaras Setoriais e Temáticas

As CST são fóruns de representação e proposição que buscam o desenvolvimento das cadeias produtivas, dando aos diferentes segmentos do agronegócio a oportunidade de debaterem assuntos de interesse

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) está reativando diversas Câmaras Setoriais e Temáticas (CST) este ano. O calendário já elaborado prevê 14 reuniões em junho e julho, envolvendo diferentes setores da agropecuária gaúcha.

 

“Algumas câmaras que havia anos estavam sem reuniões serão objeto também de escolha de novos coordenadores e participantes”, afirma o diretor de Políticas Agrícolas e de Desenvolvimento Rural da Seapdr, Ivan Bonetti. Em junho, foram agendados encontros de cinco câmaras, sendo que o primeiro ocorreu na terça-feira (11/6) com a cadeia do trigo, em Passo Fundo. Ontem, (13/6), haverá reunião do setor da erva-mate.


As CST são fóruns de representação e proposição que buscam o desenvolvimento das cadeias produtivas, dando aos diferentes segmentos do agronegócio a oportunidade de debaterem assuntos de interesse. “Em nível federal, as câmaras servem para balizar e orientar as ações do poder público. Queremos potencializar a atuação dos fóruns gaúchos, para ouvir os setores, receber subsídios e conhecer a fundo os gargalos, para que os encaminhamentos e as sugestões auxiliem na tomada de decisões na secretaria”, diz Bonetti.


Conforme o coordenador das CST da Seapdr, Paulo Lipp, algumas câmaras estiveram desativadas por vários anos, como soja e tabaco. Outras, como milho, leite, aves, suínos e bovinos de corte, não se reuniam desde 2017. O processo de criação de uma câmara considera, além da demanda setorial, a importância socioeconômica do setor ou do tema e a existência de entidades representativas dos diversos elos da cadeia.


A Seapdr coordena as atividades de 23 Câmaras Setoriais e duas Temáticas. São discutidos assuntos de relevância para as cadeias, sobretudo aqueles que envolvem o poder público.


Julho
Estão previstas reuniões das câmaras setoriais da cebola, soja, leite, aves, suínos, bovinos de corte, equinocultura, ovinos, oliveiras e tabaco.

Gostou? Compartilhe