Política On-Off discute essência da reputação e tendências do marketing eleitoral

Curso promovido pela Critério e pelo IPA reuniu profissionais, políticos, estudantes e imprensa no auditório da Famurs

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um dia inteiro de aprendizado e reflexões sobre comunicação e política, com a participação de alguns dos maiores especialistas do Sul do Brasil. Esse foi o curso Política On-Off, promovido pela Critério - Resultado em Opinião Pública e pelo IPA, nesta terça-feira (18), em Porto Alegre. O evento lotou o auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), reunindo mais de 100 participantes, entre profissionais da área, políticos, estudantes e jornalistas.

 

As atividades iniciaram com palestra de Cleber Benvegnú, sócio da Critério e ex-chefe da Casa Civil do RS. Discutindo o atual momento da política brasileira, o jornalista enfatizou as grandes mudanças da era Lula à eleição do presidente Jair Bolsonaro, o papel das ideologias nesse cenário e a maior participação das pessoas no processo. "O cidadão deixou de ser objeto da política e passou a ser sujeito da política", apontou.

 

A segunda painelista foi Soraia Hanna, que compartilhou lições sobre a construção e manutenção da reputação das figuras públicas, colhidas ao longo de mais de 20 anos de trajetória no setor público e na iniciativa privada. "Reputação é o acúmulo de experiências, princípios e valores. Resultado de uma trajetória de vida, de pequenas e grandes entregas", ressaltou a sócia-diretora da Critério.

 

Em seguida, o assessor especial da Presidência da República Mateus Colombo fez uma análise sobre a importância cada vez maior das redes sociais no ambiente político. Destacou que é possível ser ponderado, o que não significa omissão. "Ponderação é opinar sobre algo, mas apontar para os benefícios e defeitos", afirmou.

 

Estratégia e conteúdo

A programação teve continuidade com foco no conteúdo. Os jornalistas Rafael Codonho e Tomás Adam lembraram que o mundo e a comunicação mudaram, mas a qualidade do texto – em seus múltiplos formatos – segue essencial para o êxito da comunicação. “O conteúdo continua sendo o rei”, concluíram os sócios da Critério.

 

As fake news entraram em pauta com a palestra de Fabio Berti, coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo do IPA. O professor universitário falou do impacto das notícias falsas nos tempos atuais. "Nunca a verdade e a essência foram tão importantes como nos dias atuais", salientou.

 

Encerrando o curso, os temas abordados no evento foram discutidos por quem vive esses conceitos no dia a dia: Rafa Bandeira, especialista em marketing político aplicado aos canais digitais, e Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul, participaram de um bate-papo sobre as relações entre a comunicação e a política na prática. O painel teve a mediação da jornalista Júlia Machado.

 

Com 40 anos de vida pública, Rigotto relembrou sua trajetória política e o jingle da campanha de 2002, eleito um dos melhores da história, fazendo um comparativo com as atuais práticas em tempos de redes sociais. Para Rafa Bandeira, as redes sociais jamais substituirão as campanhas tradicionais, mas serão ferramentas cada vez mais importantes para dar visibilidade aos agentes políticos.

Gostou? Compartilhe