A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) abriu quatro editais de chamamento público para projetos relacionados à juventude rural. Divididos por regiões, os editais visam a celebração de termos de colaboração com organizações da sociedade civil (OSC), no valor total de R$ 600 mil, para execução de ações de formação integral e organização de jovens rurais familiares, baseados na Pedagogia da Alternância, em todo o Rio Grande do Sul.
“O objetivo destes editais é desenvolver ações de formação que garantam a permanência do jovem no campo e a sucessão rural”, afirma o secretário Covatti Filho.
Os editais podem ser consultados até 22 de outubro. São os editais de números 11/2019, 12/2019, 13/2019 e 14/2019. As entidades interessadas terão de 23 de outubro a 4 de dezembro para cadastrar as propostas no Portal de Convênios e Parcerias RS. O resultado do julgamento das propostas se dará a partir de 20 de dezembro.
Entre as metas, estão a capacitação de jovens por meio de oficinas de formação nas áreas de agricultura familiar, agroecologia e segurança e soberania alimentar, visitas técnicas a propriedades que desenvolvam sistemas de produção de base ecológica ou orgânica, incluindo o beneficiamento, a comercialização ou a certificação do alimento.