A passagem da tempestade subtropical Yakecan pelo Rio Grande do Sul não causou estragos significativos no Estado durante a noite de terça-feira (17) e a madrugada desta quarta-feira (18).
Os ventos fortes deixaram mais de 200 mil clientes gaúchos sem luz e algumas localidades na região permanecem desabastecidos pelo serviço de água corrente. Apesar disso, as rajadas de vento sopraram a 46,4 km/h às 21h de ontem em Passo Fundo, cujo frio intenso e ventania.
Tempestade
Em um primeiro momento, a tempestade foi classificada pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul como extratropical, pois se formou em uma região fria e costuma ocorrer no Estado. No entanto, após se deslocar para uma região aquecida, a tempestade encontrou condições para se intensificar, alterando sua classificação para tempestade subtropical.
Ao longo do dia, a tempestade se aproximará ainda mais do continente, a partir do extremo Sul, e irá avançar pela costa. A projeção da Defesa Civil é de que, a partir desta quarta (18), a tempestade já se afaste do Estado, com a diminuição gradual dos ventos. No entanto, o mar continuará agitado.