Festejos Farroupilhas são lançados com celebração de 50 anos do Galpão Crioulo

Na ocasião, foi apresentado tema dos festejos, que é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”

Por
· 1 min de leitura
Foto: Itamar Aguiar/Palácio PiratiniFoto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Galpão Crioulo do Palácio Piratini sediou, nesta segunda-feira (5), um café da manhã campeiro que reuniu três celebrações: os 50 anos do galpão, a entrega das medalhas Cezar Passarinho e Simões Lopes Neto e o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2022.

O governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e a secretária adjunta, Gabriella Meindrad, que preside a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022, participaram da programação cultural.

“É importante lembrar das riquezas que este mês tem na história brasileira e gaúcha, com os dias 7 e 20 de setembro. Muita luta foi travada em nome da independência, da representação e da dignidade, mas o tratado da paz foi o que verdadeiramente consagrou as vitórias e as evoluções. Espero que setembro renove o nosso espírito de bravura, sempre ao lado do nosso amor pelo Brasil e pelo Rio Grande do Sul. Que as identidades cívicas estejam acima das nossas diferenças democráticas”, disse o governador.

A presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 ressaltou que esta edição também será marcada pela diversidade.

“A cada ano, os Festejos Farroupilhas são uma oportunidade renovada para cultivarmos nossa história, valores e tradições, assim como enaltecer a força que nós temos enquanto diversidade. Tudo isso, com o envolvimento direto de pessoas e instituições, públicas e privadas, que se somam aos Centros de Tradições Gaúchas, ao Movimento Tradicionalista Gaúcho e à comissão estadual dos Festejos Farroupilhas para promover eventos marcantes e representativos em todos os rincões do Rio Grande”, observou Gabriella .

Na ocasião, foi apresentado tema dos festejos, que é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, e a música que representa a festividade, “Num Lugar Só”, composição e interpretação do grupo Alma Gaudéria.


*Com informações da Agência EstadoRS

Gostou? Compartilhe