Gabinete de Crise apresenta dados positivos de redução da Covid no Estado e reforça a necessidade de vacinação

Na última semana, houve redução de contaminações (29%), internações em UTIs (70 casos a menos), leitos clínicos (13,9%) e óbitos

Por
· 1 min de leitura
Foto: Gerson Lopes/Arquivo ONFoto: Gerson Lopes/Arquivo ON
Foto: Gerson Lopes/Arquivo ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A reunião do Gabinete de Crise de quarta-feira (14), coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, apresentou dados positivos em relação à covid-19 no Rio Grande do Sul.

Na última semana, houve redução de contaminações (29%), internações em UTIs (70 casos a menos), leitos clínicos (13,9%) e óbitos (30,4%). As projeções, conforme estudo do Comitê de Dados, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, também apontam uma tendência de queda nos óbitos para o mês de outubro.

Entretanto, o alerta para necessidade de reforço vacinal segue mantido pelos gestores públicos estaduais. “É inegável que vivemos um momento favorável, com números cada vez mais baixos em relação a contaminação e óbitos por covid-19. Porém, não podemos relaxar. Estar com a vacina em dia é fundamental para que o cenário siga assim e melhore ainda mais”, alertou Ranolfo.

Outro tópico levado em conta pelos técnicos, e que torna o cenário positivo a curto prazo, é que, diferentemente de outros momentos da pandemia, as novas variantes de covid-19 não estão causando aumento expressivo de contaminações em outras partes do mundo.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, analisa a possibilidade de realizar uma campanha educativa, ainda sem data definida, para alertar sobre a necessidade da imunização de adultos que não tomaram a segunda ou terceira dose da vacina contra o coronavírus.

“Os bons números que divulgamos hoje estão ligados ao trabalho de conscientização realizado lá atrás, quando foi ressaltado que a vacina salva vidas. Por isso, devemos alertar mais uma vez sobre a importância da segunda e terceira dose”, afirmou. 


Gostou? Compartilhe