Cerca de 61 mil unidades do Cartão Cidadão estão disponíveis para retirada até esta quinta-feira (15). A remessa que perde a validade pertence aos titulares que foram incluídos no Devolve ICMS em dezembro de 2021 – e que completam 12 meses sem ter resgatado o benefício.
As pessoas que não retirarem o cartão dentro do prazo terão seu vínculo cancelado, mas poderão solicitar reingresso no programa a qualquer tempo. O dinheiro depositado neste primeiro ciclo de pagamentos, no entanto, não poderá mais ser sacado.
Os cartões que expiram nesta quinta-feira (15) estão carregados com o valor de quatro depósitos da Parcela Fixa – de R$ 100 – e de duas rodadas de pagamento da Parcela Variável – quantia paga àqueles beneficiários que incluíram CPF nas notas fiscais de compra.
Para as famílias que têm dependentes matriculados na rede estadual de Ensino Médio, ainda foram depositados R$ 150 por mês ao longo deste período, valor que corresponde ao programa Todo Jovem na Escola.
Quem tem direito
Têm direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que recebam o benefício do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ou nas quais o titular familiar tenha algum dependente matriculado na rede estadual de Ensino Médio.