Deputado Vilmar Zanchin presidirá a AL no primeiro ano da legislatura

Dos 55 deputados que tomaram posse ontem, 31 já são parlamentares da Casa

Por
· 1 min de leitura
Foto: Celso BenderFoto: Celso Bender
Foto: Celso Bender
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Assembleia Legislativa realizou ontem (31), a sessão solene de posse dos 55 deputados eleitos e a instalação da 56ª Legislatura (01/02/2023-31/01/2027). Na sessão, também houve a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Conforme acordo pluripartidário firmado entre as quatro maiores bancadas, o deputado Vilmar Zanchin, indicado pelo MDB, presidirá a Casa no primeiro ano da legislatura.

Em seu discurso de posse, Zanchin lembrou seu berço político, a cidade de Marau. “Seria desnecessário falar da honra que sinto ao ser eleito por meus pares para tão relevante função. Eu a vi ser exercida por dignas figuras da nossa política nos anos em que, como cidadão e como prefeito de Marau, sentei nessas galerias acompanhando deliberações de interesse da nossa região. Nos últimos oito anos, atuei neste plenário como parlamentar, período em que outros igualmente dignos presidentes se sucederam no comando da Casa. E todos contaram com minha reverência e respeito”, disse.

 

Deputados

Dos 55 deputados que tomaram posse, 31 já são parlamentares da Casa. As demais 24 vagas da 56ª Legislatura são ocupadas por novos nomes ou por ex-deputados que retornam à ALRS, o que representa uma renovação de 43,63%, percentual inferior ao registrado nas eleições de 2018, quando a renovação superou os 50%. O número de representações partidárias se manterá em 15 ( a atual legislatura iniciou com 17 bancadas, mas diminuiu para 15 ao longo do tempo, com as mudanças de composição).


Gostou? Compartilhe