Na tarde desta terça-feira (05/09) o governador Eduardo Leite anunciou a localização de 15 corpos no município de Muçum, elevando o total de vítimas para 21, um recorde estadual em eventos climáticos.
Segundo informações da Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros localizou os 15 corpos durante a vistoria de uma residência nesta terça-feira. Além disso, outras seis mortes já haviam sido confirmadas entre segunda-feira (04/09) e a manhã de terça-feira, em outras cidades do Norte do Rio Grande do Sul e Vale do Taquari.
Muçum, uma das localidades mais duramente atingidas, sofreu com a inundação que cobriu mais de 85% da cidade. O nível do rio que banha a região subiu de forma avassaladora, obrigando moradores a buscarem refúgio no topo de telhados e forros das casas. A enchente também atingiu o centro da cidade, alagando residências, escolas, estabelecimentos comerciais e hospitais.
Por questões de segurança, a energia elétrica da cidade foi desligada, deixando Muçum às escuras, e o sinal de telefone também foi interrompido. As quatro estradas que ligam o município ao restante do estado estão completamente bloqueadas, isolando ainda mais a comunidade nesse momento de angústia e desespero.