Governo confirma 37 mortes causadas pelas enchentes

Decreto de calamidade pública e suspensão dos desfiles foram confirmados durante a tarde

Por
· 1 min de leitura
Exército ajuda no resgates de vítimas ilhadas pelas cheias - FOTO Exército Exército ajuda no resgates de vítimas ilhadas pelas cheias - FOTO Exército
Exército ajuda no resgates de vítimas ilhadas pelas cheias - FOTO Exército
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Do total de 37 óbitos confirmados no Estado em decorrência dos temporais, 14 ocorreram em Muçum, nove em Roca Sales, três em Lajeado, dois em Estrela, dois em Ibiraiaras, três em Cruzeiro do Sul, um em Mato Castelhano, um em Passo Fundo, um em Encantado e um em Santa Tereza.

No levantamento preliminar, havia sido informado que o número de óbitos em Muçum chegara a 15. Porém, após revisão mais acurada dos dados oficiais, agora consolidados, o número foi corrigido para 14, bem como o número em Roca Sales (alterado de oito para nove), Lajeado (corrigido de dois para três) e Cruzeiro do Sul (de um para dois). A necessidade de priorização das ações de socorro pode, ocasionalmente, prejudicar a precisão de levantamentos preliminares, posteriormente revisados e consolidados.

Até o início da noite desta quarta-feira (6/9), a Defesa Civil estadual contabilizou 79 municípios atingidos, 2.319 pessoas desabrigadas e 3.575 desalojadas. Segundo o levantamento, 1.777 pessoas foram resgatadas, e há nove desaparecidas. Estima-se em 56.787 o número total de afetados.

Desfiles

Após sobrevoar as áreas atingidas pelo temporal, o governador Eduardo Leite anunciou, nesta quarta-feira (6/9), a decretação do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Já foram confirmadas 37 mortes em decorrência das chuvas intensas dos últimos dias. O decreto está em elaboração e deve ser publicado até o fim do dia.

Além disso, os desfiles de 7 de setembro, que estavam marcados para amanhã, foram suspensos em todo o Estado. O cancelamento objetiva concentrar todos os trabalhos e atenções no atendimento às vítimas. As ações de salvamento também envolvem o Exército Brasileiro.

Gostou? Compartilhe