A duplicação do trecho de 50 Km da a BR 386, entre Carazinho e Sarandi está mais próxima de acontecer. O DNIT abriu edital para contratar a empresa que fará o projeto de execução para duplica a via, com a inclusão do acesso a Barra Funda. O edital e o prazo para empresas interessadas foi aberto no último dia útil do mês de dezembro e o vencedor será conhecido no dia 15 de fevereiro.
O projeto básico é a segunda etapa neste processo, já que o estudo de viabilidade foi feito pelo DNIT. Segundo o chefe do DNIT Passo Fundo, Adalberto Jurach, o projeto básico é a segunda etapa neste processo, já que o estudo de viabilidade foi feito pelo departamento.
A empresa vencedora terá um ano para apresentar o projeto. Depois disso, começa a etapa de contratação da empresa que vai executar a obra. A duplicação da BR 386 vem sendo feita pela CCR-Via Sul. As obras estão em andamento no trecho que vai de Marques de Souza para Soledade.
O DNIT Passo Fundo também acompanha a elaboração do projeto para asfaltamento da Transbrasiliana, que está em fase final de execução. Também acompanha de perto o processo de duplicação d de 12 Km do trecho urbano da BR 285. Este último tem prazo para ser entregue no primeiro semestre do ano.