O 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria foi aberto oficialmente sábado (3/2), no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria. O encerramento será no dia 11 de fevereiro. O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, representou o governo do Estado na cerimônia. O evento é organizado pelo CTG Porteira do Rio Grande a cada dois anos. Devido à pandemia, a última edição foi realizada em 2020. Santini valorizou a importância da cultura e da tradição gaúcha como cadeias produtivas economicamente importantes para a expansão do Estado.
Números
Nos nove dias de festa, são esperadas cerca de 500 mil pessoas, vindas do Brasil e exterior, além de 4 mil competidores nos 13 concursos artísticos e 9 mil nas 28 provas campeiras. Ao todo, 22 caravanas cavalgaram até Vacaria. A premiação alcança aproximadamente R$ 1 milhão. Há duas áreas de acampamento dentro do Parque Nicanor Kramer da Luz: área da campeira (para quem participa das provas campeiras) e área do mato. O acampamento tem aproximadamente 1.370 espaços.
Tradição gaúcha
Durante o evento, também ocorre o 10º Rodeio Crioulo Nacional do Alvorecer Tradicionalista, com o objetivo de incentivar a manutenção da tradição gaúcha por meio das crianças. Podem participar crianças com até 13 anos, nas categorias pré-mirim e mirim, em cinco modalidades distintas. Outro atrativo é o 14º Festival Cante uma Canção em Vacaria, no qual são apresentadas músicas gaúchas inéditas, que ocorre nos dias 3 e 4. Mais de 30 artistas e grupos farão shows todas as noites na Concha Acústica.