Porto Alegre está sem aeroporto. A situação da enchente na capital agrava-se a cada instante. Desde o final da tarde a água chegou à área do Aeroporto Salgado Filho. O terminal 2 (antiga estação) foi o primeiro que as águas invadiram. Em seguida, por precaução, a cabeceira 11 foi ‘deslocada’ pois já estava com água. Em seguida, a TWR (torre de controle) foi desativada e o aeroporto passou a operar com o sistema AFIS. Às 18 horas, a Fraport, empresa que administra o terminal, informou que, até aquele momento, “Porto Alegre Airport está operacional para pousos e decolagens, até o presente momento. O Aeroporto está operando de maneira contingencial e com possibilidade de interrupção das operações nas próximas horas.” Mas a situação se agravou e culminou com o fechamento.
Fechamento
Pouco depois das 20 horas, a Fraport emitiu novo comunicado informando que “as operações de pouso e decolagem estão suspensas no Porto Alegre Airport por tempo indeterminado”. Também orienta os passageiros a entrar em contato com as suas empresas aéreas para obter mais informações sobre os seus voos. Simultaneamente, foi publicado um Notam dando como inoperante o aeroporto e informando a frequência para contato com a Base Aérea de Canoas. Além dos voos regulares, era grande o fluxo de aviões-ambulância e helicópteros que trabalham no resgate de vítimas da enchente.
Empresas
Desde o final da tarde, as empresas aéreas monitoravam a situação do Salgado Filho. Inicialmente, cancelaram alguns voos e em seguida emitiram uma nota paralisando as operações. A Azul e a Gol foram as primeiras a suspender todos os voos a partir do aeroporto da capital gaúcha. Os voos da Latam também foram suspensos. “A Azul, A Azul Linhas Aéreas optou por cancelar todas as suas operações no Aeroporto Internacional de Porto Alegre até domingo. A informação foi passada pela empresa para os seus funcionários, informando que “todos os voos com partida ou destino a Porto Alegre (POA) serão cancelados até domingo (05/05) às 12h”. Os funcionários da empresa estão sendo instruídos a fazer remarcações gratuitas ou cancelamentos sem taxas para todos os passageiros que tenham passagens compradas para Porto Alegre até terça-feira, dia 07.”