O Concurso Árvores Gigantes ganhou uma nova edição neste ano de 2024. Lançado na manhã da última quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o concurso irá identificar e premiar os maiores exemplares arbóreos de erva-mate existentes no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito no auditório da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios da Universidade de Passo Fundo (Esan/UPF) e, na ocasião, foram plantadas cinco mudas de erva-mate, as quais representam os cinco Polos Ervateiros gaúchos.
Em sua segunda edição, o Concurso, que em seu primeiro lançamento premiou araucárias, aborda agora a erva-mate, e os dez maiores exemplares inscritos serão premiados. O professor Dr. Jaime Martinez, que é coordenador da ação, explica que o principal objetivo da ação é preservar a fauna e flora do estado. “Buscamos resgatar a importância dos ambientes florestais, e usamos desta estratégia de escolher uma espécie por ano para chamar a atenção dos proprietários de terras”, nos explica.
Inicialmente pensado para abranger somente a região do Planalto Médio, o Concurso agora ganha mais alcance com a entrada do apoio da Emater/RS-Ascar. Jaime Martinez reforça ainda que as inscrições para o concurso iniciam somente em 2025. “Em função das enchentes que tivemos no estado, fizemos somente o lançamento em 2024, e as inscrições começarão em março do ano que vem [2025]. Isso ajudará que as prefeituras, órgãos de extensão e empresas possam ir instigando a participação dos proprietários rurais”, reforça Jaime.
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Regional Passo Fundo e coordenador da Câmara Setorial Estadual da Erva-mate, Ilvandro Barreto de Melo, explica que o Concurso agora ganha maior capilaridade com o apoio dos extensionistas do órgão. “Nós participamos timidamente da última edição focada nas araucárias, mas agora podemos abraçar ainda mais a causa especialmente pela atuação da Emater no setor ervateiro junto com a Câmara Setorial da Erva-Mate”, nos conta Ilvandro.
O Rio Grande do Sul conta atualmente com cinco polos ervateiros: Região de Machadinho, de Erechim, de Palmeira das Missões, de Venâncio Aires e do Alto Taquari. Além da Emater, também passam a atuar no Concurso as associações de produtores de erva-mate, o Sindicato das Indústrias do Mate e o Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate).
Ilvandro destaca ainda que essa é uma ótima iniciativa para divulgar a importância do setor ervateiro gaúcho. “A UPF e a Emater vão rodar o Rio Grande do Sul inteiro, e é uma grande oportunidade para o reconhecimento da erva-mate entre os produtores. Queremos divulgar os benefícios para a saúde que a erva-mate traz, além de todo o contexto ambiental, histórico, econômico e cultural para os gaúchos”, finaliza o agrônomo.
As inscrições para a segunda edição do Concurso Árvores Gigantes iniciam em março de 2025, e os detalhes serão divulgados posteriormente.