A Associação dos Grupos Regionais de Comunicação do Rio Grande do Sul (ADI Multimídia) promoveu na manhã de segunda-feira, (29) o 22º Seminário de Benchmarking, em Porto Alegre. O evento realizado no Hotel Plaza São Rafael reuniu diretores e profissionais de diferentes setores das empresas jornalísticas associadas.
Após a apresentação dos painéis voltados a oportunidades de negócios, produtos e serviços, ocorreu o almoço de lançamento dos prêmios ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão e ADI de Excelência Editorial 2024. A premiação de gestão tem como objetivo destacar iniciativas inovadoras e empreendedoras desenvolvidas pelas empresas de mídia associadas. Já o prêmio de reportagem reconhecerá conteúdos editoriais que se destacam pela qualidade e interesse social. Os vencedores serão anunciados durante o 26º Congresso da ADI Multimídia, que ocorrerá no mês de outubro, em Canela.
Retomada
Durante o lançamento dos prêmios, o presidente da entidade e diretor da Folha do Mate e Rádio Terra FM, Ricardo Silberschlag, ressaltou a força dos veículos do interior do estado para informar e também liderar iniciativas que visem o desenvolvimento das comunidades regionais.
O evento contou com a participação do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, que evidenciou a união de esforços pela retomada do Rio Grande do Sul, após as enchentes do mês de maio. “Estamos vivendo um momento difícil, mas estamos juntos para reconstruir o Rio Grande do Sul. Temos investido muito, abrindo muitas linhas de crédito e lançamos o maior Plano Safra da história do Banrisul, com mais de R$ 12 bilhões em crédito”, destacou. Lemos também citou a doação do Banrisul, no valor de R$ 25 milhões destinados à cultura do estado. Deste total, R$ 15 milhões serão investidos na recuperação de prédios culturais atingidos pelas enchentes. Apesar dos impactos das enchentes em várias agências pelo estado, Lemos lembrou que o Banrisul conseguiu se manter 100% operacional em todos os momentos. “Isso mostra a capacidade de resiliência do banco”, disse.
Ao falar sobre a importância dos jornais e rádios para as audiências locais e regionais, o presidente do Banrisul conclamou os veículos a seguirem juntos pela reconstrução do estado. “Eu tenho usado uma expressão, de que da lama que sobrasse, nós íamos fazer florescer um novo Rio Grande. E é isso que vai acontecer. Que a gente possa fazer o Rio Grande florescer ainda mais forte”, defendeu.
O evento também contou com a presença da gerente do núcleo de Marketing do Sistema Fecomércio RS, Simone Barañano; da diretora da agência Critério, Soraia Hanna; da gerente da Critério, Gabriela Alcantara Braz; e da diretora do Grupo de Diários, Sandra Vieira da Cunha.