A volta do icônico aeroporto dos gaúchos

Fechado desde 3 de maio, Salgado Filho terá abertura parcial na segunda-feira

Por
· 1 min de leitura
Boeing 727 da Total: imagem símbolo da inundação do Salgado Filho - Foto - Ricardo Stuckert / PRBoeing 727 da Total: imagem símbolo da inundação do Salgado Filho - Foto - Ricardo Stuckert / PR
Boeing 727 da Total: imagem símbolo da inundação do Salgado Filho - Foto - Ricardo Stuckert / PR
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Principal porta de entrada aérea do Rio Grande do Sul, o Aeroporto Salgado Filho está fechado desde 3 de maio em consequência da enchente que atingiu o estado. Em Porto Alegre, quando o nível do Guaíba superou a cota de inundação, alagou as instalações e a área operacional do aeroporto. No início daquela noite, o Airbus A320 da Azul, prefixo PR-YSG, decolou para Congonhas. Foi a última operação comercial pois, às 20h23, a pista do Salgado Filho foi fechada oficialmente. Mesmo depois de as águas baixarem, ficou inoperante e necessitou de reparos e reconstrução de trechos da pista 11/29, troca de equipamentos e a recuperação do terminal de passageiros. Desde a noite de 3 de maio, serão 170 dias até a próxima segunda-feira, 21, quando será reaberto parcialmente para operações.

Voos domésticos

Os voos internacionais ficam em espera até dezembro, pois na primeira etapa as operações serão apenas com voos domésticos e sob algumas restrições. Sem o Salgado Filho, a ANAC ajustou alguns voos que ligam o centro do país com o Rio grande do Sul através da Base Aérea de Canoas. Agora, de acordo com a Fraport, concessionária do aeródromo, a previsão é de 71 voos na segunda-feira e estimativa de movimentar cerca de 9 mil passageiros. Até o fechamento, o aeroporto da capital gaúcha tinha em torno de 180 operações diárias. Assim como na última decolagem, a retomada também será com uma aeronave da Azul, vinda do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Restrições operacionais

Dos 3.200 metros da pista, apenas 1.730 estarão homologados para a reabertura. Há, também restrições de horários e o Salgado Filho irá operar apenas das 8 horas da manhã até as 22 horas. Depois desse horário, serão retomadas as obras nos 1.470 metros restantes. Porém, gradativamente, o número de voos aumentará. Até o final do mês sobe para 98, em novembro para 122 e em seguida para 128 voos diários. E os voos internacionais já tem data para recomeçar: 16 dezembro, propiciando inúmeras conexões no continente e intercontinentais. Enfim, antes do final do ano, o Salgado Filho voltará à normalidade.

 

Gostou? Compartilhe